
Okuribito conta a história de Daigo Kobayashi, violoncelista de uma orquestra que se vê desempregado quando ela é dissolvida. Sem saber o que fazer ele volta para a cidade natal com a esposa em busca de uma oportunidade de ganhar dinheiro. Daigo começa a trabalhar como "Nokanshi", uma espécie de agente funerário, responsável por preparar o corpo, colocá-lo no caixão e enviar a pessoa que morreu para o outro mundo, agindo como um guardião entre a vida e a morte. Mas seu trabalho é desprezado tanto por sua esposa quanto pelas pessoas à sua volta. O que, porém, podia ser algo terrível acaba se mostrando de valor inestimável, na medida em que, a partir da morte, Daigo aprende sobre o valor da vida.
A filosofia do belíssimo e emocionante Okuribito encanta por nos mostrar exatamente que a morte deve ser encarada como uma passagem inevitável no ciclo de vida de cada um. Uma mudança de existência.
A história é simples e, por isso mesmo, humana: a questão do regresso às origens; de como o protagonista encontra em um ritual fúnebre um sentido para a própria existência; tudo, combinado a um mundo de belíssimas imagens, fazem de Okuribito uma maravilhosa experiência cinematográfica.
Apesar de ter vencido o Oscar, Okuribito é um filme japonês legítimo, sem concessões ao cinema ocidental. Um filme diferente dos padrões de Hollywood. De fotografia linda, o filme pode parecer estranho aos olhos ocidentais pela ausência de, digamos, exageros expressivos. Através do silêncio e do espaço vazio entre uma ação e outra é que se constrói as tensões de Okuribito. Porém, não falta emoção na película que não apenas mostra como lidar com a falta de entendimento da morte, mas também como aprender com seus fracassos e como o amor pode realmente vencer a angústia e o medo. Divertido, delicado, poético, profundo. Como Yojiro Takita soube tratar um tema que poderia ser visto como mórbido com tanta delicadeza! O filme é uma poesia em movimento. É incrível o modo como é retratada a morte, com uma pureza tão grande que nos toca profundamente.
A trilha sonora de Okuribito é preciosa. Tomando como gancho a passagem de Daigo por uma orquestra, a trilha é composta somente de grandes instrumentais com, claro, muito violoncelo. O elenco é particularmente bom, demonstrando uma química muito boa.
É um filme extremamente sutil e comovente. Embalado com ótimas músicas e um cenário que anda de mãos dadas com a história o filme vai crescendo, envolvendo e enternecendo. E termina no ponto certo...
Excelente! Filme mais do que recomendado. Com certeza mereceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro! E você pode conferí-lo aqui, com legendas em português!!!
torrent thepiratebay.org
torrent kickasstorrents.com