
Simon trabalha como psicólogo no departamento de recursos humanos da filial francesa de uma corporação petroquímica de origem alemã. Quando o vice-presidente lhe pede que investigue a vida de seu próprio presidente, suspeito de insanidade mental, a percepção de Simon torna-se perturbadoramente caótica e nebulosa. Mesmo convencido de seu papel messiânico, a experiência afeta seu corpo, sua mente, sua vida pessoal e sua sensibilidade. A segura convicção que o tornou um técnico tão rigoroso começa a falhar. O passado volta à tona durante o inquérito, revelando ligações indeléveis da empresa com o regime nazista.
La Question Humaine não é um filme de fácil digestão. A sinopse, abordando investigações e nazismo, pode até sugerir uma aventura policial ou coisa parecida. Mas não é nada disso. Com vários níveis e subníveis possíveis de leitura, trata-se uma obra riquíssima, de texto difícil mas fascinante, que faz uma irresistível provocação. Para o filme, o nazismo não morreu, ele apenas mudou de forma e modernamente se apresenta sob a formatação de grandes empresas multinacionais.
E aí está a idéia central e provocadora do filme: teria sido eliminada a ideologia nazista no final da 2ª Grande Guerra ou ela persistiria entranhada no funcionamento das grandes corporações, evidenciando-se na maneira como estas tratam seus funcionários? A desumana e delirante ideologia nazista, que pregava a supremacia racial e a eliminação dos mais fracos seria muito diferente da igualmente desumana e delirante ideologia da máquina de moer carne do mundo produtivo, que elimina impiedosamente todos aqueles tidos como “doentes” e “problemáticos” para seus fins?
Com poucas palavras e muita criação de clima, o diretor Nicolas Klotz pinta a corporação com total frieza. Os ambientes são amplos e áridos. Distantes. A fotografia trabalha com tons de azul e cinza. Todos se vestem impecavelmente de preto. Não se percebe sequer um elemento que sugira vida. Muito menos nos rostos daqueles pálidos funcionários que lá estão para serem forçados até o final de seus limites...
La Question Humaine é um filme para se ver, rever e pensar muito. O filme exige paciência do público, mas recompensa em dobro quem se dispuser a mergulhar fundo na história. Este drama de incontornável peso político dá o seu recado humanista com brilhantismo. Vamos conferir com legendas em português? O torrent está aí, só não esqueça de semear...
torrent thepiratebay.org
torrent kickasstorrents.com