terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Auf Der Anderen Seite (2007)

Auf Der Anderen Seite, drama dirigido e escrito por Fatih Akin, tem nota 8,0 no IMDb. É uma coprodução entre Alemanha, Itália e Turquia, conhecida como The Edge of Heaven internacionalmente e como Do Outro Lado no Brasil. É o primeiro longa de ficção do diretor desde o sucesso mundial de Head-On, de 2004.
Auf Der Anderen Seite nos mostra como os destinos podem mudar dependendo de pequenos momentos, de pequenos acontecimentos. São três famílias, duas turcas e uma alemã, e seus membros estão espalhados entre os dois países. Yeter é uma prostituta quarentona turca que vive na Alemanha. Ela envia dinheiro para sua filha, Ayten, uma ativista política que vive em Istambul, na Turquia. Nejat é um professor numa universidade Alemã, e seu pai, Ali, é um turco aposentado que inicia um romance com a prostituta Yeter. Lotte é uma jovem estudante universitária que vive com sua mãe, Susanne, na Alemanha. Os destinos dessas três famílias se cruzam de uma forma dramática e inesperada.
Não é difícil entender por que o roteirista e diretor Fatih Akin levou o prêmio em Cannes de melhor roteiro por Auf Der Anderen Seite. É uma típica trama à la Babel que chama atenção para sua própria engenhosidade em traçar pontes entre histórias paralelas. Com este filme, o cineasta alemão de origem turca prova que é um grande talento. É um ótimo filme, maduro, sério, denso, e com um roteiro brilhante. O roteiro é o maior dos muitos méritos deste Auf Der Anderen Seite. Ele constrói uma narrativa que não é linear – ao contrário, é circular, quase em espiral – e ao mesmo tempo é simples, fácil, tranquila de se acompanhar. É inventiva, criativa, sem ser pedante, chata, pretensiosa.
Auf Der Anderen Seite é, na verdade, uma união da Alemanha e da Turquia como países e culturas, como é o próprio diretor Akin. A narrativa circula em torno das três famílias, dos dois lados das civilizações que coexistem na Europa, a ocidental, cristã, e a oriental, muçulmana. A música turca exerce um importante papel neste filme – a trilha sonora é extraordinária. É cinema do bom, e merece atenção.
O filme trata de diferenças culturais, de choque de civilizações, mas, sobretudo, das relações pais e filhos. E é bem mais do que apenas conflitos de gerações. Trata de fatos irreversíveis. Que reforçariam a idéia de que diálogo, respeito por ideais, carinho, e sobretudo, sinceridade, deveriam fazer parte do dia-a-dia desse tipo de relacionamento. Por vezes, alguns tropeços poderiam ter sido evitados se o caminho trilhado não fosse uma via de mão única.
Resumindo: o filme é muito bom! Um excelente elenco, um ótimo roteiro e um intrigante subjetivismo que nos instiga a refletir sobre compreensão, perdão e relações interculturais. Lindo e emocionante! Sensível, complexo e terno sem ser piegas.
Quer mais? Então o filme está aí, com as legendas em português...

torrent thepiratebay.org
torrent kickasstorrents.com

2 comentários:

Unknown disse...

Hospede seu vídeos no MegaUpLoad pelo amor de Deus.
:-)
Muito obrigado

Manu disse...

Bom filme tomate, gostei.
Obrigado.
Nota: 7/10

Saludos