terça-feira, 1 de junho de 2010

Der Untergang (2004)

Der Untergang é um drama alemão dirigido por Oliver Hirschbiegel, de Das Experiment. O filme é conhecido no Brasil como A Queda! As Últimas Horas de Hitler, e internacionalmente como Downfall. Tem nota 8,4 no IMDb, onde ocupa a 80ª posição no Top 250. É baseado nos livros "Der Untergang", de Joachim Fest, e "Bis zur letzten Stunde", de Traudl Junge e Melissa Müller.
No meio de uma noite de novembro de 1942, um grupo de jovens mulheres é escoltado por oficiais da SS através do bosque, até o QG de Hitler na Prússia Oriental. São candidatas ao cargo de secretária pessoal do Führer. Entre elas está Traudl Junge, uma jovem de Munique, de 22 anos. Ela é escolhida para o trabalho, e a idéia de servir ao Führer pessoalmente a deixa radiante. Em abril de 1945 os russos tomam Berlim, deixando o exército alemão em pânico. Escondido em um abrigo subterrâneo, acompanhamos Hitler em sua intimidade. Seu aniversário, decisões insanas de destruição, seu casamento e o derradeiro suicídio. Sob os olhos da secretária do ditador, temos uma visão de quem foi este homem que mudou a história da humanidade pra sempre.
Der Untergang custou 13,5 milhões de euros, foi o filme mais caro já produzido na Alemanha. Também fez bastante sucesso nos Estados Unidos e na Inglaterra, onde foi o filme de língua alemã com maior renda de toda a história. O sucesso internacional do filme foi tanto que recebeu uma indicação para o Oscar de 2005, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Der Untergang conta com uma competente direção de Oliver Hirschbiegel. O cineasta contou com a ajuda de uma equipe técnica em total sintonia e com a presença de atores de primeira grandeza no cinema europeu. O maior deles é Bruno Ganz, que dá vida a Adolf Hitler, em uma interpretação de encher os olhos.
Der Untergang é história. Trata-se de um dos melhores filmes já feitos com base na 2ª Guerra Mundial. Não é um filme baseado em Hollywood e sim nos acontecimentos reais. Talvez por isso o filme tenha incomodado tanto. O recente cinema alemão tem se mostrado um verdadeiro contraponto à indústria ilusória de Hollywood, priorizando qualidade técnica e visual, observação profunda da natureza humana e verossimilhança acima de tudo. Pelo realismo e pela quase inexistência de trilha sonora, o longa adquire ares de documentário.
Uma obra-prima focada na verdade e não em especulações. Uma visão cruel e ao mesmo tempo bem estruturada cinematograficamente. Um filme que apesar de humanizar o ditador alemão, é imparcial e não se expõe em nenhum momento. As duas horas e meia de filme são de tensão e sofrimento. É o preço da verdade. Perturbador e pacifista, extremo porém íntegro. Resumindo, um grande filme, muito além dos bastidores do Führer.
Uma visão rara e singular do Holocausto! Quer assistir a esse clássico com legendas em português? Só se você prometer ajudar a semear o torrent... Combinado?

torrent thepiratebay.org
torrent kickasstorrents.com

7 comentários:

xandao13 disse...

Já ví esse filme e recomendo como uma lição de história, parabéns a turma do site por ele!

Tomate disse...

xandao13,
Verdade, né? Além de ser um ótimo filme, também é uma grande lição de história...
Obrigado pela força!
Abraços...

Mayara disse...

Sem dúvida um grande filme alemão. Aliás, o blog está de parabéns, tenho encontrado excelentes filmes aqui... Só uma sugestão: você poderia nos trazer alguns filmes russos, já vi uns 3 e gostei bastante, acho que seria muito bom pro blog.
Até mais!

Luciano disse...

Parabéns pelo blog, assisti muitos dos filmes resenhados aqui e vejo que temos gostos em comum. Só achei que na resenha de Martyrs você deu uma pisada na bola, porque usou partes da minha resenha pra fazer a tua e nem citou a fonte, até deixei um comentário lá. Repetindo o que coloquei lá, nem me importo que usem os textos postados no meu blog, desde que citem a fonte. No mais, um abraço e fique à vontade para usar os textos do Lovenomore, desde que cite a fonte.

Anônimo disse...

Por favor volte com o blog!

The god Slayer disse...

É mesmo, Tomate, estamos com saudades dos maravilhosos filmes que você sempre postava. A vida deve estar difícil, mas quando possível, posta um grande filme novo aí, com aquela resenha que só você faz. Grande abraço!

Manu disse...

Hola...
Eu concordo...bom filme y lição de historia, sempre é bom aprender um pouco mais de ese momento tao importante na historia de nosso mundo.
Nota: 7/10
Saludos Tomate.