quarta-feira, 24 de junho de 2009

Banlieue 13 (2004)

Banlieue 13 (ou B13 - 13º Distrito, no Brasil) é um filme de ação francês. A história se passa no subúrbio de Paris, no ano de 2010. O bairro é abandonado pelas autoridades, teve suas escolas fechadas e com o intuito de combater a criminalidade, foi construído um muro ao seu redor, sob autorização do governo federal. Ninguém consegue controlar o 13º Distrito, dominado pela criminalidade, tráfico de drogas e inclusive corrupção policial.
Damien faz parte da elite da polícia, e o governo entrega-lhe a missão mais difícil da sua carreira: uma arma de destruição em massa foi desviada pela gangue mais poderosa do 13º Distrito, e ele terá que se infiltrar no local mais perigoso da cidade para desativar e recuperar o artefato. Damien vai aliar-se a Leïto, cujo objetivo é salvar a sua irmã que caiu também nas mãos dessa gangue, e é o único a conhecer o bairro nos seus mais perigosos recantos.
David Belle, que interpreta Leïto, traz nesse filme com muita ação a arte do Le Parkour para o público mundial. Mas o que é Parkour? Ele, que é fundador da arte, assim define: "Parkour é uma atividade física que é difícil de categorizar. Não é um esporte radical, mas uma arte ou disciplina que assemelha-se à auto-defesa nas artes marciais. O espírito no Parkour é guiado em parte a superar todos os obstáculos em seu próprio caminho como se estivesse em uma emergência. Você deve se mover de tal maneira, com quaisquer movimentos, para ajudá-lo a ganhar mais base possível de alguém ou em alguma coisa, quer seja escapando daquilo ou caçando em direção a isso. Assim, havendo uma confrontação hostil com uma pessoa, você terá que conversar, lutar ou esquivar. Como as artes marciais são uma forma de treinamento para a luta, Parkour é uma forma de treinamento para a fuga. Devido a dificuldade em categorizá-la, os praticantes frequentemente colocam-na em sua própria categoria: Parkour é Parkour."
Um poderoso e espetacular filme de ação produzido pelo mago das grandes produções do cinema europeu, Luc Besson. Um filme com adrenalina na veia! Fugas espetaculares (por incrível que pareça, correndo), lutas impressionantes. É o tipo de filme feito na raça, sem ajuda de cabos e computação gráfica. Surpreendente!!!
Da concepção da idéia até a conclusão do filme foram necessários apenas 10 meses. Seu orçamento foi de 12 milhões de euros. O filme teve uma boa recepção, tanto que sua nota no IMDb é de 7,1. Teve uma continuação, chamada Ultimatum, lançada em fevereiro deste ano.
Curiosidade: no início do filme, aparece na televisão assistida por 2 criminosos que moram no prédio de Leïto uma novela de produção brasileira, na qual aparecem a atriz Regina Duarte e o ator Antônio Fagundes.
Quer assistir a um ótimo filme de ação mas cansou do circuito americano? Então está aí a sua deixa, com as legendas em português:


torrent

6 comentários:

Andre Guerra disse...

me amarrei nesse blog :D

ja baixei alguns filmes e to de seeder no torrent :D


se possivel e tiver por ai "Scarface" seria uma boa pedida :D

Tomate disse...

Andre,
Valeu! E obrigado por ficar de seeder, a falta deles é um dos nossos maiores problemas...
E sua sugestão está marcada, ok?
Abração!!!

,,,,,, disse...

Esse filme eu já tive o prazer de assistir, realmente é muito bom.

Como dica eu gostaria dar a sugestão da serie humor "Malcolm in the Middle" Seria muito bom ter ele aqui no blog.


Abraço!

Tomate disse...

Wesley,
Valeu pela dica, não conhecia a série! Vou dar uma conferida, ok?
Abraços...

Hanike disse...

Esse filme é fantástico! Assisti a ele com meu primo alguns anos atrás. Recomendo muitíssimo para quem gosta de filmes de ação e gangues! ehehehe...

Tomate disse...

Hanike,
Verdade, filme altamente recomendado para quem gosta de ação e filmes de gangues...Fora o Parkour, que é um diferencial neste filme!
Abração...