terça-feira, 30 de junho de 2009

Dare Mo Shiranai (2004)

A pretexto de buscar a sua própria felicidade, uma mãe pode abandonar seus quatro filhos?
Um caso real ocorrido em 1988 em Tóquio – que ficou conhecido como “os quatro abandonados de Nishi-Sugamo” - é o tema do filme Dare Mo Shiranai (Ninguém Pode Saber, no Brasil, e Nobody Knows, título internacional), do diretor japonês Hirokazu Koreeda. O fato, que comoveu a opinião pública na época, aconteceu com uma família de classe média baixa em dificuldades.
Quatro irmãos mudam-se com sua mãe para um pequeno apartamento em Tóquio. A mulher é mãe solteira, os filhos têm pais diferentes que não assumiram os filhos e as crianças sequer estão matriculadas numa escola. Quando a mãe alugou o apartamento, apresentou ao proprietário apenas o filho mais velho, de 12 anos, Akira, já que não eram aceitas famílias com mais de três pessoas no prédio. Apenas ele entra caminhando normalmente no novo apartamento, com os outros chegando escondidos em malas. Ninguém pode ficar sabendo que mais de três pessoas vivem ali, sob o risco de serem despejados. Tudo vai bem até que, um certo dia, a mãe vai embora, deixando para Akira um bilhete e um pouco de dinheiro. Começa então o duro processo de amadurecimento precoce de Akira. Eles, temendo serem separados, durante seis meses fingem que nada aconteceu e continuam tentando sobreviver no pequeno apartamento onde a família morava.
Narrado em tom documental, o filme é perturbador. Seguindo a cronologia das estações do ano, Hirokazu vai mostrando a degradação física das crianças abandonadas pela mãe. À medida que elas crescem vão ficando mais magras e sujas, vivendo num local que se aproxima cada vez mais de um chiqueiro, sem água, sem luz e sem gás, cortados por falta de pagamento. A comparação com situações vividas por outras crianças no Japão e em outros lugares do mundo é inevitável.
Hirokazu é mais um cineasta que utiliza sua câmera para contar histórias e ao mesmo tempo denunciar a injustiça e a ausência de valores básicos no mundo de hoje, cada vez mais desumano, insensível e egoísta. Evitando sentimentalismos e investindo na sutileza, ele não quer mostrar apenas a degradação dos valores na nossa cultura atualmente, mas também ressaltar a riqueza da relação entre os irmãos , que ao lado do medo e da tristeza, mantiveram durante todo o tempo fortes laços de compreensão e solidariedade.
A interpretação do personagem Akira deu ao jovem Yagira Yuya o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes de 2004, onde o filme concorreu à Palma de Ouro.
Com 8,1 no IMDb, Dare Mo Shiranai é um drama devastador, emotivo e envolvente. E é claro, você o encontra aqui, com legendas em português...

torrent

Um comentário:

Celso Brito disse...

História marcante! Assistam Pessoal!