domingo, 5 de julho de 2009

Dark City (1998)

O segundo longa metragem de ficção científica do diretor australiano Alex Proyas é a mais perfeita tradução de uma história em quadrinhos filmada, ambientada em um mundo estranho e sombrio... Dark City parece ser um dos film noir mais merecedores desse nome. Uma atmosfera visual cuidadosamente construída é um dos seus principais trunfos.
Em uma cidade em que é sempre noite, John Murdoch acorda em um quarto de hotel que ele não conhece, e descobre que está sendo procurado por uma série de assassinatos brutais. O problema é que ele não se lembra de ter cometido os crimes. Na verdade, a maior parte de suas lembranças simplesmente desapareceram. Talvez ele tenha enlouquecido. Ou talvez exista um motivo para essa estranha perda de memória. Perseguido pelo detetive Bumstead e contando apenas com a ajuda do Dr. Sehreber, Murdoch tem pouco tempo para descobrir o que está acontecendo com ele e com sua cidade. Por que é sempre noite? E por que ninguém pode lhe dizer como sair da cidade? Uma trama misteriosa e inteligente, que não vai deixá-lo esquecer deste filme por muito tempo.
Considerado por muitos como um dos filmes mais incomprendidos da década de 90, Dark City (ou Cidade Das Sombras, no Brasil) tem nota de 7,8 no IMDb. O filme tem um suporte visual muito forte, mas não é destituído de idéias e de conceitos. Dark City tem um claro embasamento filosófico, onde os seres e poderes fantásticos compõem uma trama que questiona a formação da identidade humana, tanto nos aspectos mais individuais como na construção de uma memória coletiva.
O filme tem fortes traços do expressionismo alemão, mostrando influências de obras como 'Metropolis'. Além de tudo foi referência para filmes como 13° Andar e Matrix (que inclusive teve algumas acusações de plágio, como você pode ver aqui).
Quer conferir a versão Director's Cut desse filmaço? Então não pense duas vezes, ele já vem com legendas em português...

torrent

Nenhum comentário: