segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Frailty (2001)

O talentoso ator Bill Paxton estreou na direção com um perturbador thriller de horror que trata de insanidade e o mal interior do Homem. Frailty (ou A Mão do Diabo no Brasil) entrou em cartaz nos cinemas brasileiros em novembro de 2002, com um roteiro assustador do estreante Brent Hanley.
O FBI está à procura de um perigoso serial killer, que se autoproclama como "Mão de Deus". Até que surge Fenton Meiks, um misterioso homem que afirma conhecer a identidade do assassino e deseja falar com o agente que lidera as investigações, Wesley Doyle. De início o agente não se mostra impressionado com a afirmação de Fenton, mas fica curioso com a história e pede maiores explicações sobre ela. Fenton conta que o assassino é seu irmão, passando a narrar através de uma série de flashbacks sua perturbadora infância nas mãos de um pai que acreditava que o filho estava numa missão divina que consistia em destruir demônios que habitam corpos humanos.
A Mão do Diabo teve seu título nacional escolhido de forma equivocada, pois seria melhor algo como “Fragilidade”, numa tradução literal do nome original, pois segundo os produtores o título foi justamente escolhido por tratar da “fragilidade da percepção humana” (no início da produção o filme iria se chamar “God’s Hand” e com a entrada de Bill Paxton no projeto passou para o definitivo Frailty). O filme é um excelente thriller que investe mais na sugestão, no horror psicológico e na perturbação interior dos personagens, para contar sua história de loucura e maldade, apostando bem menos na exibição de sangue propriamente dito e trazendo elementos que lembram o clima de suspense característico dos melhores filmes de Alfred Hitchcock. Podemos também notar similaridades com outros diversos filmes do mesmo estilo como por exemplo “O Iluminado” , “Psicose” ou ainda “A Inocente Face do Terror”. Os personagens de Fenton e Adam tiveram uma terrível experiência de violência em sua infância deixando marcas profundas na condução de seus destinos e de suas interpretações sobre fé e loucura, além dos conceitos básicos do bem e do mal. A forma com que o pai tenta colocar na cabeça dos filhos a sua verdade chega a comover, e o roteiro apela para a inteligência do telespectador.
O roteiro é muito interessante apresentando um clima sombrio e opressor envolvido em reviravoltas e surpresas, que mantém uma expectativa constante sobre o público à medida em que ocorrem os eventos.
Filmado em apenas 37 dias e com um orçamento modesto de US$ 11 milhões, Frailty é uma prova que um bom filme de horror não precisa de sangue e dinheiro com efeitos especiais, e mostra que Bill Paxton tem muito talento igualmente atrás das câmeras.
Este é um filme que vai mexer com seus nervos. Frailty é um filme aterrorizante, poderoso e provocador. Além de tudo, tem um final surpreendente...
E você já sabe: o filme com legendas em português está aí...

torrent

3 comentários:

Anônimo disse...

Sigo este blog há meses (talvez até há mais de 1 ano) e não posso deixar de dar os parabéns pelo excelente conteúdo. Alguns filmes não foram do meu agrado (mas o que seria de nós se todos gostássemos das mesmas coisas?) mas a grande maioria é óptima (português luso).

Não sei se já viu (acho difícil não ter visto, mas vou arriscar) o filme 12 Macacos, com Bruce Willis e Brad Pitt. Se não viu, não perca tempo: é um dos top 250 do IMDB (nota 8.1) e é obrigatório para quem gosta de ficção (como parece ser o caso).

Como sugestão, apenas um pedido para incluir audio surround (5 canais) nos filmes que publica aqui.

Mais uma vez, muitos parabéns pelo excelente trabalho.

Forte abraço,

João.

Tomate disse...

João,
Fiquei muito feliz em saber que você nos acompanha há tanto tempo! Sinta-se sempre à vontade para comentar, assim posso melhorar o blog pouco a pouco...
Infelizmente sei que é praticamente impossível agradar a todos, mas fico satisfeito em saber que a maioria dos filmes foram do seu agrado!
E você tem razão: adoro ficção! E sua sugestão é excelente, pode ter certeza de que 12 Macacos em breve estará por aqui!
Quanto ao áudio de 5 canais, vou ver o que posso fazer, ok? Sugestão anotada!
Muito obrigado pelos elogios e pela força que você está dando ao blog! Continue nos acompanhando...

Abração!!!

Anônimo disse...

Não consegui terminar de baixar o filme Frailty, falta Seed, estou parado em 36,5%.Pode me ajudar?