sábado, 8 de agosto de 2009

Secret Window (2004)

Secret Window, ou Janela Secreta no Brasil, é uma produção americana dirigida por David Koepp, que também escreveu o roteiro. O orçamento de Secret Window foi de US$ 40 milhões, e tem nota de 6,4 no IMDb.
Um escritor bem sucedido de livros comerciais, Mort Rainey, está enfrentando uma crise pessoal após o fim de seu casamento e a separação de sua esposa adúltera, Amy, que o largou para ficar com Ted. Ele então decide se isolar numa cabana à beira de um lago em busca de paz, num belo local chamado Tashmore Lake. Mas não consegue escrever nada novo sofrendo de um bloqueio criativo por causa do divórcio traumático, utilizando a maior parte do tempo para dormir num sofá, num estado depressivo. Para complicar a situação, a aparente tranquilidade da cabana desaparece de vez quando um misterioso homem, John Shooter, um caipira vindo de Mississipi, surge subitamente e começa a atormentá-lo alegando que Rainey se beneficiou do plágio de um de seus melhores contos, que havia sido escrito vários anos antes, em 1997, e que somente o desfecho foi alterado. Diante disso, o estranho homem agora está exigindo uma reparação pública e indenização ou uma prova concreta do contrário num curto espaço de tempo de apenas 3 dias, pressionando de forma agressiva o escritor e demonstrando também possuir sinais de ser uma pessoa mentalmente perturbada e perigosa.
Envolvido involuntariamente num jogo mental de gato e rato, Rainey descobre ter mais astúcia e determinação do que jamais imaginou. Ao final, ele percebe que o evasivo Shooter talvez o conheça melhor do que ele conhece a si próprio.
O filme é baseado em um conto de Stephen King, o que mais uma vez comprova que as histórias do autor baseadas em personagens humanos, e não no sobrenatural, são aquelas que rendem os melhores filmes. Divertido é ver o filme imaginando que Mort Rainey, o escritor interpretado por Johnny Depp, é o próprio Stephen King.
David Koepp soube escolher muito bem a sua equipe técnica e conseguiu entregar um filme com características artísticas interessantes, movimentos de câmera muito bem planejadas e boa direção de atores. Secret Window evolui cada vez mais assustador, mas sempre mantendo a credibilidade. Mesmo quando pessoas começam a morrer, o espectador continua vendo coerência no roteiro conciso, quando qualquer outro diretor poderia se render ao exagero e ao absurdo. Um dos destaques do roteiro é deixar o espectador permanentemente na dúvida: afinal, Mort plagiou ou não a história de Shooter? Koepp acerta até ao criar situações de humor negro. Mas o mais curioso de Secret Window é o final surpresa, que poderá ser realmente chocante para alguns. A idéia é bem bolada e realmente faz sentido, sendo uma criativa conclusão para a trama.
Secret Window é um filme que realmente irá lhe render uma hora e meia de pura diversão e alguns bons sustos, além do bem bolado clima de mistério. Mesmo que não seja um novo clássico do gênero, nem tenha nada de tão espetacular, a produção é de excelente nível, com a direção segura e o roteiro perfeito de Koepp realmente prendendo o espectador do início ao fim, sem sustos gratuitos, situações absurdas ou reviravoltas forçadas. Uma verdadeira surpresa, que pode ser vista com legendas em português:

5 comentários:

Andre Guerra disse...

Vou por pra baixar nesse instante :D

vlw por + um filme foda tomate :D

abraços

Manu disse...

Hola...
Eu acabei de olhar este filme, nao gostei por que ja nao há nada novo em ele. Depois de ver "Fight club", "Sixth sense", "The others", "The machinist" ou tambem "Naboer", a historia da Janela secreta e MUITO muito muito predecible, tal vez 10 anos atras o filme seria bom, mas agora eu acho que nao.
Obrigado de cualquier maneira, so e minha opiniao, espero nao vai se molestar tomate!!!

Saludos de Chile.
Manu.

Tomate disse...

Obrigado, André!
Abraço...

Claro que não, Manu! kkk!
A idéia do blog é essa mesmo, cada um coloca sua opinião sobre o filme, é bom para quem não conhece ainda saber os lados positivos e negativos do filme...
Pode comentar sempre, independente de ter gostado ou não do filme, ok?
E obrigado por ser fiel ao blog, você está sempre por aqui, hein? rs...
Abraços!!!

Manu disse...

Hola...
Tudo bem entao.
Eu acabei de ver que voce corrigiu as legendas en twin peaks, muito obrigado, eu ja deixe os agradecimientos lá.
Ha pouco eu vi o filme "Revenge"(kevin coster- Antony Queen), nao sei se voce ja viu, eu gostei muito e eu acho que e um filme do estilo do seu blog.
Saludos de Chile.
Manu

Tomate disse...

Manu,
Obrigado pela dica! Vou conferir...
Abraço!