sábado, 15 de agosto de 2009

Eden Lake (2008)

Eden Lake, chamado no Brasil de Sem Saída, é dirigido por James Watkins. Dos mesmos produtores de Abismo do Medo, essa produção britânica tem nota 7,0 no IMDb.
Steve planejou um fim de semana romântico com a namorada à beira de um belo lago, onde pretende pedir a mão dela em casamento. Longe de tudo e de todos, o que parecia ser um fim de semana paradisíaco transforma-se num inferno quando os dois encontram um grupo de jovens e passam a ser aterrorizados por estes. É o começo de um confronto sórdido e sangrento.
A sinopse não traz nada de novo ao gênero, mas a abordagem intimista e realista do britânico James Watkins, que faz sua estréia na direção, é uma lufada de ar fresco no cinema de terror, típica de quem ainda não foi possuído pelos clichês comuns ao gênero. Ele dá ao filme um ritmo incansável, e a sua temática torna todo o discurso perturbador e aflitivo.
Eden Lake sem dúvida é um dos melhores thrillers de 2008. Trata de um tema atual, o bullying, e mostra um massacre físico e psicológico que culmina de forma inesperada e estrondosa. O filme é violento com todas as letras, transporta o clima da violência juvenil do Reino Unido de uma forma nua e crua. Não vive de efeitos especiais nem de gore, retrata de forma muito real a trama, o que também é reforçado por ótimas atuações, principalmente do grupo juvenil.
Eden Lake é a prova de que o survival horror é um gênero que sabe renovar-se cada vez que parece desgastado. Cada vez mais, parece que os ingleses sabem muito bem o que fazem! O filme é muito eficaz. Eden Lake não é um mero filme de sustos, é um retrato, realista e duro, de um interior esquecido e entregue a uma violência arcaica do ponto de vista de quem está habituado ao urbanismo civil de Londres. Talvez aí resida o seu maior mérito. É uma situação que pode acontecer a qualquer momento e com qualquer um, já que estamos falando de seres humanos e não de algo fantástico ou fantasmagórico.
Os 10 minutos finais são aterrorizadores, e é onde Eden Lake mostra-se perspicaz e brilhante. É neste ponto que o filme entra num caminho nunca visto num filme deste gênero – um caminho bem perigoso e polêmico.
O filme ficou inédito nos cinemas brasileiros. Mas é claro que você pode assistí-lo aqui, com legendas em português!

torrent

3 comentários:

JoseRocha disse...

Filme fantástico, bem tenso mesmo. Agora sobre os 10 últimos minutos, olhando pelo lado do suspense, terror é fantástico e só isso já fale a assistida, mas se pensarmos mais pelo lado do roteiro, a coisa não desce tão redonda igual skol. É muuuito azar cair bem ali exatamente onde todos os pais estão reunidos.

Independente disso, quero te agradecer mais uma vez por causa desse blog que é fantástico. Os filmes alternativos quase não são lançados em cinema e em DVD aqui. Quando são, trazem uma qualidade muito ruim no material e este blog está revolucionando isso, já que nos permite conhecer filmes fantásticos de outros países.

Manu disse...

Hola...
Que acontece tomate ???
Voce ja nao tem mais filmes para nos???
(nao vi este filme, o genero nao é meu preferido, por isso nao comento)
Saludos.

Tomate disse...

Meu Blog,
Concordo com você sobre o filme, pelo menos o diferencial dele é fugir do happy end, nw? rs...
Mas vale a pena pela carga de suspense e terror...
E mais uma vez obrigado pela força, é bom saber que nosso trabalho está agradando...
Abraços!

Manu,
Hola, tenho muitos filmes para postar aqui...o problema é que deu problema na internet do meu prédio e minha conexão estava mais lenta que tartaruga, não tinha condições de upar nenhum filme! Mas agora parece que já está tudo certo, estamos aí!!! Estava com saudades? kkkk...
Saludos!