segunda-feira, 20 de abril de 2009

The Descent (2005)

Um ano após a perda de seu marido e filha, Sarah tenta se recuperar e esquecer os traumas de sua vida reencontrando com antigas amigas, fãs de aventuras radicais, para explorar uma sinistra caverna nas montanhas remotas dos Apalaches. O grupo de jovens decide entrar nas grutas, em direção às artérias mais profundas da terra, mas rapidamente começam os problemas quando a queda de uma rocha bloqueia o único local que poderia conduzir de volta à superfície. Após o imprevisível tremor, elas são obrigadas a procurar uma saída alternativa, enfrentando uma série de obstáculos como a escuridão opressora, o medo do confinamento, e a passagem por locais apertados com o terrível sentimento de claustrofobia de um ambiente desconhecido e soterrado. Contudo, elas não imaginariam que o maior problema a ser enfrentado seria outro ainda pior: a improvável possibilidade de encontrarem formas grotescas de vida parecidas com homens, porém não humanas, vivendo primitivamente nas profundezas dos infindáveis fossos, com características extremamente violentas e carnívoras, e que estariam interessadas diretamente em saborear suas carnes. The Descent é um dos grandes filmes de horror que foram exibidos nos cinemas brasileiros em 2006.
Dirigido e escrito por Neil Marshall, o filme tem todos os elementos necessários para deixar o espectador tenso, manipulando suas emoções, fazendo-o testemunhar desde a deterioração progressiva do relacionamento das mulheres, obrigadas a lutarem por suas vidas num local fechado, até o confronto brutal com criaturas bizarras que querem o sangue dos invasores de seu território e destroçar seus corpos frágeis com garras afiadas. Altamente recomendável para quem procura tensão, violência, sangue em profusão e um desfecho depressivo.
A verdade é que em vista da proposta do longa de causar susto e deixar a platéia presa nele, trata-se de um ótimo exemplar. Afinal, Abismo do Medo chega a enganar muito bem a quem o assiste, quando deixa a impressão de estamos vendo apenas um fabuloso filme de terror, mas, na verdade, ele se revela extremamente inteligente, conseguindo entreter tanto o público geral quanto os mais cultos. E assim o diretor Neil Marshall tece seu filme, pesado, impactante, sufocante, brilhante e assustador, que merece ser assistido por todos e, principalmente, compreendido.
Rodado entre dezembro de 2004 e fevereiro de 2005, o longa teve como locações cidades da Escócia e Inglaterra. Os integrantes do elenco estiveram em um centro de escalada de montanha em Derbyshire, como forma de preparação para seus personagens em The Descent. Não foram usadas dublês nas cenas de rafting, as próprias atrizes atuaram nestas cenas. As cenas de Abismo do Medo foram rodadas em ordem cronológica. Com isto as atrizes apenas conheceram as criaturas que as atacam na história ao rodarem a cena do 1º ataque, o que fez com que o susto que tomaram fosse legítimo.
Existem dois finais diferentes do filme, um incluído em sua exibição na Inglaterra e outro em sua exibição nos Estados Unidos. O final inglês é mais longo, sendo editado por ser considerado "pesado demais" para o público americano.
Terror inglês que tem todos os pontos que fazem um filme do gênero assustar sem nenhuma das desvantagens. Totalmente desprovido daquele senso de humor ridículo das produções do gênero, The Descent é terror, só terror e puramente terror. Um dos melhores da década.
E para ver esse filmão com legendas em português é só clicar:

torrent

Nenhum comentário: