segunda-feira, 6 de abril de 2009

The Machinist (2004)

Trevor Reznik é um operário que sofre de insônia. Ele não dorme há um ano. Os seus minutos de vigília tornaram-se um pesadelo ininterrupto de confusão, paranóia, culpa, ansiedade e terror, cada um dos quais é parte de uma série de pistas que conduzem à origem da sua misteriosa aflição.
Na fábrica onde trabalha, as condições de trabalho oferecem risco. Para Trevor, os perigos são agravados pela fadiga crônica. Notando a aparência estranha, os colegas percebem que algo está errado, mas não dão a devida importância. Um operário perde um braço em um acidente e todos se voltam contra Trevor, considerando-o culpado. Ele encontra bilhetes anônimos em seu apartamento e fica sabendo que o suposto funcionário envolvido no acidente, na realidade, não existe. Trevor agora se empenha em saber se é tudo um plano para deixá-lo louco ou se o cansaço está provocando uma confusão mental.
The Machinist (O Operário) é um filme diferente em variadíssimos pontos. Possui um carácter muito noir onde a tensão e a confusão do personagem transpiram para o espectador, graças a uma direção atenciosa e a uma interpretação fulminante. A imagem é escura, soturna e opressiva.
The Machinist tem uma estrutura que muito faz lembrar filmes como Fight Club e Memento. A realidade aparente cruza-se com delírios provenientes do cansaço que nos é apresentado ao longo do filme por parte de Trevor Reznik. Separar o delírio da realidade é um dos pontos interesses deste filme.
Além disso, quando Trevor mostra seu físico esquelético, a dor do protagonista transforma-se em objeto concreto. A culpa que preenche toda a mente do personagem parece também refletir-se no seu corpo. A doença é uma figura presente em todo o filme, mas este The Machinist não trata exatamente do processo de degeneração de um indivíduo. Na verdade, trata-se do processo de degeneração de um indivíduo pela culpa. O diretor Brad Anderson tem o cuidado de não subestimar o público com reviravoltas fáceis, que normalmente vemos chegar à distância, mas nos deixa cogitar por uns momentos sobre as pistas que vão surgindo, para logo nos surpreender revelando mais uma camada de memória. A manipulação sutil do tempo cronológico é também essencial para esta história, solidamente realizada.
O enredo é envolvente e a música assustadora, fazendo com que o telespectador fique apreensivo a cada minuto do filme. Um filme inteligente e imprevisível, com ótima direção e um suspense nada apelativo. Simplesmente excepcional! Vale a pena assistir, pois é uma verdadeira guerra psicológica! Uma das boas surpresas de 2004.
E de mamata o filme vem acompanhado de legendas em português:

torrent

4 comentários:

Anônimo disse...

Já postei comentário antes dizendo que gostei do blog. Estou fazendo download de mais este filme.
Só quero dizer que faço questão de deixar sempre seeders de todos os filmes que faço download aqui.
Valeu!

Anônimo disse...

assisti esse filme, mas não gostei
achei chatinho

O Mensageiro - The messenger disse...

Não gostei desse filme.
Não recomendo, mas valeu pela postagem.

Att,
O Mensageiro

Tomate disse...

Anônimo,
Obrigado pela força, e continue de seeder sempre que puder! É uma grande ajuda para nós!
Abraços...

Anônimo,
rs...Talvez seja pelo fato do ritmo do filme ser meio lento...Mas achei um filme interessante!
Abração!

O Mensageiro,
É isso aí, gostando ou não do filme por favor dê sua opinião! É de grande ajuda para quem estiver pensando em baixar...Obrigado!
Abraço...