domingo, 26 de abril de 2009

Carnivàle (2003-2005)

Carnivàle é uma série norte-americana de terror e fantasia exibida originalmente pela HBO. A série teve sua estréia em 14 de setembro de 2003, e conta com apenas duas temporadas.
Mesmo com os apelos de inúmeros fãs, a série teve seu fim prematuramente decretado em 2005. Não caiu no gosto popular norte-americano. Não tinha audiência necessária que agradasse aos patrocinadores. Não tinha gente famosa, bonita e descolada. Enfim, não era a fórmula convencional de séries HBO. Mas com o tempo Carnivàle adquiriu notoriedade e vem sendo cultuada pela sua originalidade, conceito, roteiro, figurino, fotografia (brilhantes) e edição.
Criada por Daniel Knauf, Carnivàle é um circo com atrações freakshow e parque de diversões itinerante rodeado de mistérios, que percorre os territórios desertos dos Estados Unidos durante a grande depressão de 1934. Narra simultaneamente as histórias de um prisioneiro fugitivo com poderes milagrosos que se agrega ao circo e a do pastor Justin Crowe, a quem é misteriosamente ligado. Esta série é sobre os estranhos fenômenos conduzidos pelos dois personagens. Pouco a pouco, o mistério de cada personagem se desenrola e os fatos levam em direção a um grande conflito entre o Bem e o Mal que está apenas prestes a começar.
A série começa com as sequintes palavras: "Antes do início, depois da grande guerra entre o Céu e o Inferno, Deus criou a Terra e a entregou ao ardiloso macaco chamado homem. E a cada geração nascia uma criatura de luz e uma criatura de trevas. E grandes exércitos se digladiaram na noite da antiga guerra entre o bem e o mal. Era um tempo de magia, nobreza e inimaginável crueldade. E foi assim até o dia em que um falso sol explodiu sobre Trinity, e o homem trocou para sempre a magia pela razão."
O projeto original, segundo se sabe, era composto de 6 temporadas, e cada duas temporadas representavam um "livro" (de um total de 3 livros). Assim as duas primeiras temporadas varrem o ano de 1934 narrando a trajetória do circo de aberrações Carnivàle e o projeto religioso de Justin Crowe. O segundo livro vai dos anos 1939-1940, e o terceiro livro cuida dos anos 1944-1945. Os livros restantes narram fatos que culminariam na explosão das primeiras bombas atômicas, quando se encerra efetivamente a saga...daí porque no início da série se fala sobre "o falso sol explodindo sobre Trinity" e isto pondo fim a uma era de magia. Trinity foi um projeto de teste da bomba atômica realizado no Novo México, nos EUA, e se deu em 1945 pouco antes do ataque a Nagasaki.
Carnivàle é uma das mais fantásticas produções já realizadas para a TV. Tem também uma excelente trilha sonora e um elenco de atores excelentes, que dão o tom perfeito para a assustadora história, cheia de magia e fantasia, particularmente misteriosa e bela. A série tem muitas cenas de nudez e o teor das histórias é bastante adulto.
Realmente, de longe é uma série que prende o espectador. Carnivàle é uma série conhecida por poucos, mas que realmente é fantástica. Você já deve ter visto várias batalhas entre o Bem e o Mal, mas nada igual a isso.
E as duas temporadas completas com legendas em português estão logo abaixo:

torrent

Um comentário:

Michel disse...

Cara de pau, hein, neném. Texto inteiro de autoria alheia...