domingo, 19 de abril de 2009

Apparitions (2008)

Padre Jacob tem a ingrata função de investigar possíveis milagres e apresentá-los a poderosa cúpula da Igreja Católica. Mesmo quando estes milagres parecem incontestáveis, o ceticismo dos bispos superiores parece zombar da própria fé cristã. Mas se não bastasse as diferenças dentro da própria Igreja, o religioso acaba tendo a sua fé testada até os limites, quando inesperadamente se vê envolvido numa sequência de sinistros exorcismos. As possessões que passam a perseguir o padre acabam revelando uma violenta conspiração satânica, onde ele próprio parece ser a peça principal. Apparitions (ou “Aparições”, em português) é uma surpreendente produção inglesa, impecável em praticamente todos os sentidos. Entre os grandes méritos da série está misturar informações reais com ficção, fazendo o espectador se perguntar a todo o momento: “será que isso é verdade?” O roteiro toca ainda em assuntos polêmicos como aborto, homossexualidade e incesto. A abordagem séria e sem exageros, que evita o uso de efeitos digitais e prefere os bons e “asquerosos” efeitos de maquiagem tradicionais, é outro grande trunfo da produção. Segundo a rede de televisão britânica BBC, que produziu a série, a idéia inicial do projeto foi do ator Martin Shaw, que disse que gostaria de viver um exorcista: “Há muitos médicos, policiais e advogados na televisão. Quero interpretar um exorcista.” O canal, que é estatal, mas não tem nada de ingênuo, aceitou bancar a idéia do ator e imediatamente escalou Joe Aheame para escrever e dirigir o que viria a tornar-se a primeira temporada de Apparitions. O diretor/roteirista afirmou em entrevista recente que a essência da produção foi tratar o assunto com profundidade (o que com certeza obrigou a equipe a pesquisar amplamente os dogmas da Igreja Católica, principalmente quando se referem a milagres e exorcismos).
Aheame falou ainda que visual dos exorcismos procura fugir dos clichês americanos do gênero, evitando, portanto, as famosas cabeças girando 360 ° ou os suculentos vômitos esverdeados. A princípio, a idéia era que Apparitions fosse apenas um especial dividido em duas partes, que seriam exibidas no início do ano de 2008. Mas a qualidade e a quantidade de material acabou rendendo uma série com 6 episódios de 1 hora de duração (um pouco a mais que o padrão americano, que é de 45 minutos).
Uma segunda temporada ainda não foi confirmada, mas a boa aceitação e os elogios do público e da crítica, tanto pela série em si, quanto pela interpretação sóbria de Martin Shaw, deve viabilizar uma continuação.
Enfim, uma série sensacional, com ótimo elenco, excelentes diálogos, trilha sonora muito boa e direção e roteiro dignos de cinema, que ainda rende muita discussão e polêmica, misturando fatos, ficção e certa crítica subliminar à Igreja Católica.
Ótima série! Melhor ainda se já estiver junto com legendas em português...

torrent

2 comentários:

Wilian disse...

Animal essa série.
O engraçado é que achei seu site procurando por ela no torrent hehehe. Já assisti toda, mas perdi os arquivos. Se puder me dizer qual a resolução dela eu fico grato.
Mas é animal... muito boa mesmo. Vale a pena, as 6h de duração são poucas!!!

Tomate disse...

CrazyPhantomBR,
Também gostei muito dessa série, tanto que tive que assistir os 6 episódios na sequência, direto...rs
Os episódios são todos releases BiA, com resolução de 624 X 352. Todos estão com ótima qualidade de imagem e som!
Abração!