domingo, 5 de abril de 2009

The Jacket (2005)

Camisa de Força é um filme produzido por EUA e Alemanha, lançado em 2005 e dirigido por John Maybury. O orçamento foi de US$ 19 milhões.
Após recuperar-se de um tiro na cabeça, Jack Starks, um veterano da Guerra do Golfo, retorna à cidade natal sofrendo de amnésia. Quando é acusado de ter assassinado um policial, é recolhido num hospital psiquiátrico, onde um médico, Dr. Becker, o submete a um controverso tratamento, no qual é injetado no paciente drogas experimentais. Starcks é imobilizado numa camisa de força e trancafiado, por períodos longos, em uma gaveta para cadáveres, no sótão de um necrotério. A mente de Starks, drogada e desorientada, o transporta ao futuro, onde ele conhece Jackie, e descobre que está fadado a morrer em quatro dias. Juntos, eles buscam uma maneira de livrá-lo de seu trágico destino.
Controlado por um forte teor de morbidez e melancolia, Camisa de Força é mais um ótimo filme com a já comum temática da “viagem no tempo". Interessante, o longa segue de perto antecessores como “Efeito Borboleta” utilizando um gênero diferente, porém com propósitos semelhantes.
A direção de John Maybury é realmente admirável. O cineasta utiliza um ótimo jogo de planos que conduz a narrativa de maneira limpa e ressaltando cada ação dos atores. O ambiente mórbido e melancólico descrito como proposta do filme é realmente um dos pontos altos de sua direção.
A trilha sonora é do famoso produtor e músico Brian Eno, que já trabalhou com David Bowie, U2 e Talking Heads, além de dezenas de trilhas sonoras. Na direção de fotografia de Camisa de Força está Peter Deming, vencedor do prêmio independente Spirit Awards de Melhor Fotografia com o filme "Cidade dos Sonhos", de David Lynch, com quem também filmou "A Estrada Perdida". Deming também trabalhou com o diretor Wes Craven na trilogia "Pânico".
Camisa de Força agrada pelo inteligente e surpreendente desenvolvimento da história. Definitivamente o filme trata de uma maneira criativa e inovadora a idéia de que um simples ato, por mais irrelevante que possa parecer, é capaz de alterar diversas vidas. É meio que inevitável dizer que o filme pode não agradar a todos, até mesmo porque é o tipo de produção que requer um pouco de atenção do espectador e talvez por iss não chame tanto a atenção para os mais impacientes. No entanto, é recomendável pelo simples fato de mexer com a mente do público mais interessado e também pela sua qualidade incontestável na parte técnica.
Um filme excelente, muito inteligente, que consegue prender a atenção até o final. Uma trama muito bem bolada, e que exige muita atenção.
Ficou interessado? Então baixe logo o torresmo temperado com legendas em português!

torrent

Nenhum comentário: