sexta-feira, 10 de abril de 2009

Lock, Stock And Two Smoking Barrels (1998)

Eddie, Tom, Bacon e Soap são quatro jovens da classe média que decidem apostar alto numa mesa de pôquer. Eles conseguem juntar 100 mil libras, quantia necessária para entrar na mesa de Hatcher Harry, o rei local do pôquer.
Foi Eddie, um malandro de rua que joga cartas desde que se conhece por gente, quem bolou o plano do lucro fácil e que estará sentado na mesa com os 25 mil que conseguiu de cada amigo. Mal sabe o coitado que o jogo tem cartas marcadas e, claro, as coisas não vão sair como o esperado. Saldo ao final das apostas: uma dívida de meio milhão de libras, que deve ser paga em uma semana, ou seus dedos começarão a sumir um a um.
Sem ter muito o que fazer, os quatro começam a bolar uma maneira de descolar 500 mil libras. Por sorte, a solução está muito mais próxima do que imaginam. Mas será este o fim? Pode apostar que não.
Com roteiro e direção de Guy Ritchie, Lock, Stock And Two Smoking Barrels tem uma história bem simples, mas o diretor a complica quebrando a narrativa em três tramas paralelas que convergem aos poucos para uma única história no final. Também brinca com a cronologia, indo e voltando no tempo diversas vezes. Como Tarantino, Guy Ritchie também ambienta a história no submundo do crime, mostrando gângsteres e ladrões de calibres variados filtrados por um olhar pop inconfundível. O elemento pop, aliás, bate especialmente forte na fase da montagem, que usa um monte de efeitos para acelerar a ação, e também na trilha sonora, repleta de canções interessantes.
Contudo, no curso do filme o estilo único do diretor ganha charme e forma. Ele é um perito em enriquecer personagens com 2 ou 3 diálogos.
Antes de ser conhecido como marido da cantora Madonna, Guy Ritchie era um promissor cineasta que, ao filmar thrillers pop com doses generosas de humor, ganhou a alcunha de “Quentin Tarantino da Inglaterra”. Pode não ser um apelido muito lisonjeiro, mas cabe como uma luva no estilo frenético de direção do inglês. Lock, Stock And Two Smoking Barrels, estréia de Ritchie, é seu melhor filme.
É compreensível que o filme tenha sido recebido com entusiasmo pela parcela do público ligada em cinema moderninho. Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes passa mesmo a impressão de uma obra renovadora: é charmoso, espirituoso e cheio de momentos divertidos, apresentando ainda uma galeria de personagens impagáveis, como o assassino que carrega o filho pequeno junto de si para que aprenda os segredos do ofício desde criança.
O diretor Guy Richie nos presenteia com um belo filme de histórias interligadas por coincidências, no seu melhor estilo, onde várias pessoas, devido a circunstâncias específicas, acabaram se metendo umas com as outras. As situações que se sucedem são as mais frenéticas e inesperadas possíveis, e o melhor de tudo é que o roteiro consegue se manter, mesmo aparentemente confuso, sempre interessante, justamente por causa dessa imprevisibilidade.
O filme tem cenas muito bem elaboradas, às vezes utilizando o recurso da narração, que serve para introduzir certos aspectos da história enquanto a cena está congelada. Enfim, o filme só tem pontos a favor, pois não deixa que o espectador tire os olhos da tela para ver o que acontecerá na cena seguinte. As cenas de ação também são muito boas.
Como estão faltando boas idéias atualmente no cinema, assistam esse bom filme de 1998 para ver que ainda existem boas maneiras de se contar uma boa história sem se utilizar de clichês.
O filme tem uma câmera rápida, com cortes de video-clipe e uma trilha sonora que detona! Lock, Stock And Two Smoking Barrels vai te garantir bons momentos de risos e adrenalina.
O filme você encontra aqui, com legendas em português!

torrent

2 comentários:

Anônimo disse...

desistiu do blogger?
já faz mais de uma semana q não tem nada de novo...
é uma pena, o blog era mto bom..há excelentes filmes!

Tomate disse...

Não desisti não, apenas ando trabalhando muito e não tenho tido muito tempo livre ultimamente! Mas pode deixar que tenho bastante material engatilhado, ok!
Obrigado pelos elogios!!!
Abraço...