sábado, 10 de janeiro de 2009

Memento (2000)

Aclamado pela crítica nacional e internacional como um dos melhores filmes do ano de 2001, Memento surpreendeu tudo e todos pelo seu argumento brilhante e original. Dirigido por Christopher Nolan, o filme leva-nos a reconstruir o vertiginoso quebra-cabeças de Leonard Shelby na sua incessante busca pela verdade.
Leonard tem como único objetivo apanhar e punir o homem que violou e matou a sua mulher, mas está limitado por uma estranha incapacidade de formar memórias recentes devido ao violento ataque que sofreu naquele momento. Alguém que tenha conhecido, ou qualquer coisa que tenha feito depois, simplesmente desaparece da sua memória. Como apenas consegue manter novas memórias por poucos minutos, Leonard anota todos os acontecimentos importantes em papéis e até chega a tatuar o próprio corpo com avisos e pistas que o ajudam a relembrar as várias peças do puzzle que vai reconstruindo.
Quem são os seus amigos? Quem são os seus inimigos? Qual é a verdade?
A criatividade maior de Amnésia, porém, não está no conteúdo, mas na forma. Como colocar o espectador na pele do protagonista e fazê-lo experimentar a confusão e a frustração de se esquecer do que aconteceu há quinze minutos? Depois de apresentar uma cena, como apagá-la da memória de quem está assistindo? Impossível, claro. Mas Christopher Nolan encontrou um jeito de conseguir o mesmo resultado: contando a história ao contrário. Você vê uma cena e não sabe o que aconteceu antes, porque o filme ainda não mostrou. Em seguida, você vê o que aconteceu antes e entende o que veio depois. Mas ainda não sabe o que aconteceu antes do antes. E assim a ação vai se desenrolando, numa espiral reversa de efeitos e causas.
Para quem gosta de pensar Memento é um grande filme...que fica melhor ainda se já acompanhado das legendas em português!

torrent

Um comentário:

Paulo França disse...

Melhor filme da história.