quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Equilibrium (2002)

Equilibrium é a melhor coisa que surgiu no gênero ficção-científica de ação desde Matrix. Aliás, é com Matrix que este filme vem sendo comparado, desde que foi lançado nos EUA. Ele vem ganhando uma legião de fãs e admiradores que vem crescendo aos poucos. É, portanto, um daqueles famosos filmes-cult, feitos geralmente com orçamento baixo a moderado, que foi um fracasso nos cinemas (custou U$ 20 milhões e não teve nem 10% do valor retornado aos cofres da produtora), e ainda assim, por possuir características marcantes, tem uma horda de fãs.
Antes de tudo é importante dizer que Equilibrium está sendo comparado um tanto quanto erroneamente com Matrix. Um tanto quanto, mas não totalmente. Explica-se: o gênero é o mesmo, ficção-científica de ação; o herói do filme, John Preston, é uma caricatura de Neo, inclusive com o mesmo jeitão e roupas parecidas durante todo o filme; assim como Matrix, Equilibrium passa-se num futuro devastado, mas agora o homem não é escravo das máquinas, e sim dele mesmo; finalmente, o filme contém algumas cenas de ação que são inclusive superiores às do primeiro Matrix, embora o orçamento limitado tenha feito com que a quantidade de ação encontrada no filme seja bastante inferior...
Nos primeiros anos do século XXI aconteceu a 3ª Guerra Mundial. Aqueles que sobreviveram sabiam que a humanidade jamais poderia sobreviver a uma 4ª guerra e que a natureza volátil dos humanos não podia mais ser exposta. Então uma ramificação da lei foi criada, o Clero Grammaton, cuja única tarefa é procurar e erradicar a real fonte de crueldade entre os humanos: a capacidade de sentir, pois há a crença de que as emoções foram culpadas pelos fracassos das sociedades do passado. Desta forma existe um estado tolitário, a Libria, que é comandado pelo "Pai", que só aparece através de telões. Foi decretado que os cidadãos devem tomar diariamente Prozium, uma droga que nivela o nível emocional. As formas de expressão criativa estão contra a lei, sendo que ao violar qualquer regulamento a não-obediência é punida com a pena de morte. John Preston é um Grammaton, um oficial da elite da lei, que caça e pune os "ofensores", além de ter poder para mandar destruir qualquer obra de arte. Um dia, acidentalmente, Preston não toma o Prozium. Pela primeira vez ele sente emoções e começa a fazer questionamentos sobre a ordem dominante.
Foi o próprio diretor Kurt Wimmer quem inventou o estilo baseado em artes de marciais das cenas de tiro, sendo que em Equilibrium 236 pessoas são mortas. Com exceção dos filmes de guerra, trata-se do filme com maior número de pessoas mortas em cena.
Esse sim, merece ser visto com as legendas em português, não?

torrent

Nenhum comentário: