sábado, 24 de janeiro de 2009

The Man From Earth (2007)

“E se um homem do Alto Paleolítico tivesse vivido até os dias de hoje?“, pergunta John Oldman para um grupo de amigos, todos professores universitários. Obviamente, eles pensam que trata-se de um exercício de imaginação, ou o início do que seria um apanhado de idéias para escrever um romance de ficção científica. A questão é que quando John Oldman faz esta pergunta para os amigos durante uma festa de despedida, ele na realidade queria começar a explicar as razões pelas quais tinha que deixar a cidade depois de 10 anos vivendo lá. O motivo principal? John Oldman (nunca um apelido descreveu tão bem o seu possuidor) é este homem que nasceu no Alto Paleolítico e continua vivo, após 14.000 anos.
Dando ordem a uma larga e extensa discussão científica entre alguns dos mais conceituados professores da Universidade em que leccionava, todo o tipo de dogmas, desde dos religiosos aos científicos, são colocados sobre suspeita. Todas as coisas que ele cita e as concatenações entre fatos históricos e cientificos é inacreditável. Quando chega na parte da religião, então...Fatos relevantes para a humanidade são destroçados em poucos minutos com argumentos irrefutáveis.
Esta é a premissa básica de The Man From Earth, um filme independente dirigido por Richard Schenkman e baseado na última obra de uma dos mais aclamados escritores de ficção científica, Jerome Bixby. The Man from Earth é, mais do que um bom filme, uma grande lição sobre a história do nosso planeta. Envolto num vulgar e ingênuo cenário, interpretado por um elenco não mais do que competente, produzido com um orçamento extremamente limitado... mas proprietário de um argumento fabuloso, mesmo que utópico, The Man from Earth - filme que ganhou fama devido à permissão pública do seu produtor para que qualquer cinéfilo fizesse o seu download da Internet, de forma livre - é um daqueles pequenos tesourinhos independentes que ocasionalmente aparecem na indústria e que se transformam rapidamente numa obra de culto, conquistando de forma arrebatadora milhares e milhares de admiradores. Isto porque, e como diz o povo, a mestria está na simplicidade e The Man from Earth conquista e prende o espectador sem grandes artimanhas ou qualquer efeito especial de pós-produção. Orçamentos bilionários e super efeitos especiais nem sempre fazem de um filme a melhor coisa do mundo. A prova de que o que você precisa de fato é uma boa idéia e principalmente, como desenvolver esta boa idéia. Adicione isso a uma cuidada narrativa, bons atores e uma realização segura, para moldar um filme hábil e completo.
Durante todo o filme, John Oldman responde as perguntas feitas pelos amigos - obviamente incrédulos. Sim, o filme é só um punhado de gente sentada em uma sala de estar conversando sobre as possibilidades de um cara vivendo 14.000 anos. Parece entediante? Pois não é. The Man from Earth é o típico caso de filme que você fica atento, especialmente porque a dúvida dos amigos de John é a sua dúvida também: é possível que ele tenha vivido tanto tempo?
E, é claro, é a partir das respostas dele aos amigos que vamos pensando se ele está dizendo a verdade ou não. Vale cada minuto na frente da tv assistindo ao filme. Brilhante!!!
Não perca a oportunidade e veja aqui, com legendas em português:

torrent

4 comentários:

Anônimo disse...

FILME FANTÁSTICO!!! PELOAMORDEDEUS! CONTINUE COM ESSE BLOG MARAVILHOSO, POIS JÁ BAIXEI QUASE TODOS!!! E QUERO MAIS!!! APROVEITO PARA SUGERIR UMA CAMPANHA POR SEEDS!

PARABÉNS!!!

Anônimo disse...

O filme me gosto, boa historia, eu estive atento ao monitor tudo o filme, muito bom para tao baixo orcamento. Eu o recomendo.
Obrigado

Tomate disse...

Ilana,
Verdade, o filme é fantástico!
Apesar de se basear quase exclusivamente em diálogos, você entra na história de uma forma que nem percebe o tempo passar!
Quanto a campanha por seeds, acho uma boa mas não tenho ideia de como fazer... Se alguém tiver alguma aceito sugestões! A única coisa que fiz foi incluir legendas em outras línguas nos torrents além do português, assim vai ter mais pessoas baixando, e consequentemente mais seeds!
Muito obrigado pelos elogios, fico muito feliz em saber que o blog está agradando...
Abraços!!!

Manu,
Faço de suas palavras as minhas...
Altamente recomendado!!!
Abração...

Anônimo disse...

Baixei o filme no PB e conheci o seu blog ontem,
ótimo.
Valeu, Tom!
Sylvia