sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Oldboy (2003)

Segundo título da chamada “trilogia da vingança”, iniciada por "Sympathy For Mr. Vengeance”, Oldboy foi baseado em um mangá japonês. Nesta origem reside grande parte de sua força narrativa. O filme é forte, violento, bizarro e brutal, sem abrir mão de personagens com dimensões humanas e sentimentais.
O drama apresenta o beberrão Oh Dae-Su, sujeito que, depois de uma breve detenção pela polícia, acorda numa prisão diferente de qualquer outra. Parece um quarto de hotel barato, um tanto puído, dotado de papel de parede medonho, uma televisão e uma cama. Sem fazer a menor idéia do motivo pelo qual está preso ali, Dae-Su passa seus dias assistindo à programação da TV e comendo rolinhos fritos, sem direito a qualquer contato humano ou informações sobre seu encarceiramento. Não tarda para que sua mente comece a se deteriorar. À beira da loucura, inicia um treinamento físico que consiste em esmurrar sistematicamente a parede, seu inimigo virtual. Os anos passam até que um dia, 15 anos depois, é libertado sem explicação alguma. Ganha roupas, dinheiro e um telefone. Desorientado, recebe uma ligação com o seguinte desafio: descobrir o motivo de tal castigo e a identidade de seu torturador.
Dae-su concentra-se exclusivamente na vingança; em descobrir quem o prendeu e quais as suas razões. Mas a tarefa não é fácil; tem de se adaptar a uma realidade década e meia à sua frente e é suspeito de um homicídio cometido durante o cativeiro. Mi-do, uma cozinheira de sushi vai ajudá-lo a procurar uma resposta para a pergunta que não lhe sai da mente: porquê?
Prepare-se para ouvir exclamações de espanto durante toda a duração do filme. Espectadores mais sensíveis simplesmente não conseguem conter a língua perante certas cenas chocantes... e o filme está repleta delas. Mutilações, degustação de alimento vivo, mais mutilações...
Merecem destaque também as seqüências de ação. Sem firulas, são extremamente cruas. Alucinante!!!
Não perca tempo! Se você ainda não viu, veja agora!!! E se já viu, assista mais uma vez com as legendas em português que estão aí:

torrent

2 comentários:

O Mensageiro - The messenger disse...

É um filme com grande dose da cultura moralista da Coréia do Sul.
Após sair da "prisão" o "Oh dai su" (nome do personagem pincipal) é um super lutador. Super Homem é troco perto dele...(rs)
Brincadeiras a parte, gostei bastante do filme.
Filme recomendado!

aguisson disse...

realmente um filme surpreendente!