terça-feira, 13 de janeiro de 2009

American History X (1998)

Uma Outra História Americana, dirigido por Tony Kaye, recebeu excelentes críticas e está em considerável posição no top 250 de melhores filmes da lista do IMDB. É um dos melhores filmes da década de 90.
Derek Vinyard é um jovem de uma família abalada pela perda precoce do pai, um bombeiro, que ao tentar apagar um incêndio num bairro negro acabou sendo baleado por marginais.
É precisamente a frustração individual de Derek, um skinhead repleto de ódio e fúria por todos os que são diferentes de si, que vai fazer com que dedique a sua vida à brutalidade. A aversão a outras raças dispara com a morte do seu pai, altura em que ele estabelece como principio primordial da sua existência a supremacia branca perante as demais raças.
Derek se torna líder de uma violenta gangue neo-nazista, uma referência para os jovens brancos e fracassados de seu bairro. É preso após matar brutalmente dois negros que tentavam roubar sua caminhonete em frente à sua casa, na presença de Danny Vinyard, seu irmão mais novo…
Nesse período de solidão Derek percebe que pode ser um homem diferente. Depois de solto, envergonhado pelo seu passado e empenhado em mudar, ele descobre que deve salvar seu irmão Danny do mesmo destino. A sua única incerteza é se vai ser capaz de ajudá-lo. Um controverso drama sobre a trágica consequência do racismo em família.
É um filme sem dúvida violento, mas também é muito real e atual. Tem de ser visto pelo menos uma vez, porque a mensagem que transmite é imperdível.
Destaque para a ótima fotografia em preto-e-branco em algumas cenas.
Muitos foram os filmes feitos sobre a questão do racismo, do ódio recíproco entre brancos e negros, algo tão comum na sociedade norte-americana. Mas esta é uma fantástica produção, que faz um retrato forte, ousado e sério da questão, e suas conseqüências no cotidiano das pessoas. Uma obra-prima sobre o racismo!
O filme é crítico, sensível, humano, e expõe com clareza e verdade os perigos da discriminação e do preconceito.
Um filmaço imperdível para quem gosta de cinema. Um filme chocante que vai mexer com você!
Confira já com as legendas em português...

torrent

Nenhum comentário: