segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Donnie Darko (2001)

Donnie é um jovem brilhante e excêntrico, que cursa o colegial mas despreza a grande maioria dos seus colegas de escola. Ele tem visões, em especial de um coelho monstruoso o qual apenas ele consegue ver, que o encorajam a realizar brincadeiras destrutivas e humilhantes com quem o cerca. Até que um dia em uma dessas visões o coelho o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de 28 dias, seis horas, 42 minutos e 12 segundos, ou seja, na noite de Halloween, a 30 de outubro de 1988.
Donnie inicialmente não acredita na profecia, mas momentos depois a turbina de um avião cai bem no telhado de sua casa, quase matando-o. É quando ele começa a se perguntar qual o fundo de verdade na previsão do fim do planeta.
À partida, um filme sobre um jovem adolescente que tem sinistras visões de um coelho gigante pode não parecer particularmente apelativo. Mas a verdade é que se trata de um dos mais fascinantes, inteligentes e criativos filmes deste novo século de cinema. Já é um filme de culto absoluto e seu realizador, Richard Kelly, além de jogar de forma particularmente com as suas influências (de David Lynch, a Paul Thomas Anderson, a Spielberg, a Jonathan Demme...), se revela acima de tudo como uma voz original.
A maneira filosófica e inteligente com que o filme é apresentado é algo de fabuloso, o que o torna um filme não manipulador, e diferente para todas as pessoas que o vêem.
A realização bem acima da média e o argumento de uma originalidade incrível são a base de Donnie Darko, um filme que marca e que, sobe a cada visionamento. É sem dúvida um filme quase perfeito ao qual é impossível resistir, e que cada um pode retirar a mensagem filosófica à sua maneira. Uma verdadeira pérola cinematográfica!
Donnie Darko é um filme independente que aos poucos, foi se tornando um verdadeiro “cult movie”, e que vem acumulando um número cada vez maior de fãs pelo mundo. Sua trama definitivamente não é simples, nem para qualquer um assistir e gostar, pois envolve muita filosofia sobre as teorias do apocalipse, viagens no tempo, a vida, o destino, etc. Um filme daqueles para se assistir várias vezes, e toda vez que assistir, tirar uma conclusão diferente à respeito dele.
E aqui temos a versão Director's Cut, com as legendas em português incluídas!

torrent

2 comentários:

Anônimo disse...

Valeu Tomate pelo filme, já tinha ouvido falar, mas não tinha assistido ainda, realmente é fantástico!!

Quanto ao blog, parabéns, conheci a pouco tempo, agora sou fã de carteirinha.

Abraço.

Manu disse...

Hola
Gostei do filme
Eu quero viajar no tempo !!!
Nota:
7/10