sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Salinui Chueok (2003)

Baseado em fatos reais, relativos a uma série de assassinatos que chocaram a Coréia do Sul entre 1986 e 1991, Memories Of Murder acompanha a investigação levada a cabo por dois policiais rurais, o agente Park e o agente Jo. Como os métodos dos dois agentes são pouco ortodoxos e não apresentam resultados, é recrutado um detetive de Seul para ajudar na investigação, que através do uso de métodos mais sofisticados tentará acabar com a onda de assassinatos.
É neste contexto que se desenrola o filme, que trata da caça ao primeiro serial killer da história da Coréia do Sul.
Memories Of Murder apresenta algumas similaridades com "Seven" e "O Silêncio dos Inocentes" embora focando mais a Coréia do Sul numa época de ditadura militar e o efeito que essa ditadura provocou na difícil resolução do caso. Uma das características mais opressoras era o toque de recolher, anunciado por uma sirene que ecoava à noite por todas as cidades, o que obviamente facilitaria a ocorrência de um homicídio.
No desenvolver desse thriller, Hollywoodiano em qualidade e ritmo e Europeu em sua reflexão e ambições artísticas, o diretor Joon-ho Bong consegue falar da humanidade como um todo. Não bastasse o filme funcionar como obra pensante e pulsante, este filme é um dos melhores policiais da história do cinema.
Memórias de um Assassino é intrigante, em determinados momentos até perturbador. Faz você tirar várias conclusões, sozinho, e sem perceber, de repente você está dentro da investigação também.
Assista agora a essa obra de arte coreana com legendas em português...

2 comentários:

Ingmar Trindade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ingmar Trindade disse...

Comprei o DVD por R$ 9,90, rsss...
Poucas locadoras o teem.
Obra-prima!
Sequência final inesquecível!!!

Abs