quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

The Fountain (2006)

The Fountain é um filme difícil de explicar. Em última análise é uma simples história de amor. Mas é muito mais do que isso. The Fountain é profundamente espiritual e transcendentemente belo. Um filme especial. E surreal. Um lindo poema sobre o amor entre duas pessoas e a aceitação da morte como parte da evolução e da vida.
O protagonista percorre três tempos numa jornada em busca da vida eterna. No primeiro, ele é Tom Creo, um explorador espanhol que, tentando salvar o reino da rainha Isabel, embrenha-se na selva e encara uma tribo para ter acesso a uma árvore que, dizem, é a resposta para a vida eterna. A história é contada por meio da leitura de um livro no tempo presente por Tommy, um médico que busca numa árvore sul-americana um remédio para curar a doença da qual padece sua mulher, Izzi. No tempo futuro, o personagem tenta lidar com as memórias ao lado de Izzi. Portanto, não há viagens no tempo, mas sim histórias paralelas que focam essa jornada do protagonista e seu medo da morte. Tão belamente representada pelo mito Maia da estrela moribunda que abriga os mortos.
Do diretor Darren Aronofsky, dos aclamados Pi e Requiem para um Sonho, Fonte da Vida é um filme especial. O projeto passou por muitas dificuldades antes de virar realidade, e só aconteceu devido à insistência do cineasta.
As cores, as imagens, os personagens, a ciência, o significado buscado, a mensagem objetiva e recorrente da obra, as questões fundamentais da vida nos momentos mais triviais (e nos mais críticos), o amor e a imortalidade se encontram numa atmosfera lírica e dramática de encher os olhos, a cabeça e, principalmente, o coração. Ainda que não seja literal e óbvio, é bonito e profundamente tocante. Um chamado à vida.
E essa linda obra está aí com legendas em português!

torrent

Nenhum comentário: