sábado, 10 de janeiro de 2009

Audition (1999)

Provocar susto. A principio, esse parece ser o principal objetivo de um bom filme de suspense. De uma forma geral, a maioria das produções do gênero consegue criar seus (poucos) momentos que fazem espectadores mais sensíveis darem alguns pulos da cadeira durante a projeção. Tais filmes, no entanto, logo caem no esquecimento e tornam-se nada mais que frustradas tentativas de transmitir reais sentimentos que obras do gênero podem provocar. Tais como um medo mais real e profundo, capaz de gerar repulsa, dúvida, agonia, asco, entre outros. Quando a proposta recai nesta tentativa de passar este turbilhão de sentimentos e sensações, o resultado pode tornar-se (quando bem feito é claro) no mínimo memorável e a experiência de assistir ao filme como única. Nunca lançado no mercado nacional, Audition consegue fazer parte deste seleto grupo de filmes que fazem de uma simples ida ao cinema uma viagem pelos caminhos mais obscuros do medo.
Audition (ou, no original, “Odishon”, de 1999) conta a história de Shigeharu Aoyama, um homem de meia-idade que é viúvo e cuida do filho adolescente. A partir do momento em que o filho começa a interessar-se por garotas, ele sugere ao pai que volte a se casar e deixe de ser uma pessoa solitária. Shigeharu, que havia perdido a mulher há sete anos, percebe que talvez seja realmente a hora de voltar a apaixonar-se e ter novamente uma companheira. E para tanto, combina com um amigo, que trabalha com cinema, a fazerem uma audição (ou como é mais chamado por aqui, um teste de atores) para um filme que não existe. Assim, Shigeharu poderá escolher, entre diversas candidatas, aquela que irá tentar conquistar. Ele acaba se interessando por Asami Yamazaki, uma garota de frágil beleza, rosto inocente e com um triste passado (foi obrigada a desistir do balé após um acidente). Eles começam a sair, e Shigeharu decide que aquela será a sua nova esposa.
Aliás, Audition deve ser um filme que deve ser visto sem que o público saiba quase nada da história. A sensação de assistir Audition desta forma é a mesma de ver pela primeira vez e sem muitas informações obras como Ringu, O Massacre da Serra Elétrica (original) e A Bruxa de Blair. Todos estes filmes provocam, e de forma muito bem realizada, sentimentos de real medo, de agonia e até de náuseas. Outro ponto de destaque para Audition é a falta de elementos tão comuns em filmes de suspense, o que fazem o espectador ficar vulnerável sem saber o que pode acontecer em uma próxima cena. O começo do filme mais lembraria um drama do que um suspense. A falta de efeitos especiais e principalmente de uma trilha sonora que aumente na hora do susto (tão presente em outras obras) permitem ao espectador ser pego de surpresa e absorver tudo que o filme oferece. A ação do filme acontece de forma lenta, com cenários escuros e a divisão de cenas visualmente fortes e diretas, assim como outros momentos construídos através de sugestões.
Como mencionado antes, Audition não foi lançado nacionalmente no Brasil. Trata-se, no entanto, de uma obra que merece ser conferida. Audition merece destaque pela ousadia e pela simplicidade com qual transmite medo através de sua história.
Confira aqui esse colosso com legendas em português:

torrent

5 comentários:

Unknown disse...

Meus parabéns por este blog, meu amigo. O número de ótimos títulos simplesmente impressionante. Na verdade acredito que ainda sejam poucos diante de tantos outros que circulam por aí na internet a fora, mas tenho certeza que tens empenho, e é admirável. O que mais me chamou a atenção é que são filmes que não se classificam nem como classe-A, mas também não são totalmente Lado-B, mas ainda assim pendem para o lado mais alternativo.
Novamente lhe parabenizo, pois acaba de ganhar um forte visitante, embora já tenha deixado a maioria dos torrents já no Pause, hehe.

Continue assim
Grande abraço do Brasil.

Filipe'

Ps: Suas sinopses são cativantes, despertam muito mais interesse do que as oficiais, não pare ok!?

Tomate disse...

Filipe, obrigado pelas belas palavras! Estamos completando 1 mês de Besteiras e Afins...e até o momento o retorno do pessoal está sendo bem legal! E você captou bem a idéia! Queremos mostrar bons filmes, sendo eles blockbusters ou não. Afinal, tem tanto filme bom por aí desconhecido pelo grande público, não?

Abração!!!

El Chapulin Colorado disse...

E cara esse torrent não tá funcionando!!
Arruma ae por favor tô loko pra assisti esse filme...

Tomate disse...

O torrent já está OK, aproveite!
E obrigado pelo toque...
Abraços...

Anônimo disse...

não está funcionando... ;/