terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Pi (1998)

Primeiro filme do diretor Darren Aronofsky (Réquiem para um Sonho, Fonte da Vida), conta com um design de produção interessantíssimo para uma mísera receita de 60.000 dólares (!).
Pi (realizado em preto e branco) relata a incessante demanda do jovem matemático Max Cohen pelo padrão universal que rege a natureza. O gênio de Max é contrabalançeado pela sua fobia social e por constantes ataques de dores de cabeça e alucinações para os quais recorre frequentemente ao uso de drogas médicas. A única pessoa com quem se relaciona mais proximamente é Sol, um matemático há algum tempo afastado dos números.
Eventualmente Max descobre com a ajuda de um super computador que construiu em sua casa um número de 216 dígitos que parece conter o segredo da padronização da natureza. Contudo, a sua descoberta atrai demasiadas atenções em Wall Street e na comunidade Judaica, que querem utilizar a descoberta para descobrir padrões comportamentais da Bolsa e desvendar o verdadeiro nome de Deus, codificado no Torah.
A capacidade do realizador em envolver o espectador no filme, e em particular no interior da cabeça do protagonista, é fantástica, quase transferindo as obsessões da personagem para nós próprios. Isso faz com que o filme -que é sem dúvida perturbador -não se afaste do espectador, pois este se tornará também obcecado por descobrir o segredo por trás daqueles 216 algarismos. A temática da matemática, que pode a princípio parecer aborrecida para o público, torna-se interessante e fácil de acompanhar mesmo por quem não entende nada desta ciência.
Esse é clássico!!! E as clássicas legendas vêm junto de lambuja!


4 comentários:

O Mensageiro - The messenger disse...

Ainda não assisti, mas não entendo pq foi gravado em preto-e-branco.
Parece que o diretor quis dar um ár mais cult, mas só deixou o filme menos atrativo...

Tomate disse...

O Mensageiro - The messenger,
Realmente, à primeira vista um filme em preto-e-branco não é muito atrativo. Mas é apenas uma estética que o diretor quis utilizar...
Mas pode assistir que é realmente um cult de Darren Aronofsky, uma verdadeira viagem psicológica no cérebro de Max Cohen.
Abraço!

V.Carity disse...

Esse filme merece ser assistido. Apesar de ter um tempo que eu o vi ainda lembro que gostei muito do filme.

Isaac Muniz disse...

Cara, infelizmente não consigo baixar. Diz que tem 0 seeds e nunca sai do 0%. Pfv ajuda. rs