domingo, 28 de dezembro de 2008

Casshern (2004)

Imagine um encontro de “Capitão Sky e o Mundo do Amanhã” com “2001: Uma Odisséia no Espaço”, mais “Frankenstein”, com pitadas de “Matrix”. Imaginou? Bem, possivelmente você ainda não conseguiu chegar perto da ambiciosa colagem de influências presente em Casshern – Reencarnado do Inferno, o filme do cineasta japonês Kazuaki Kiriya, baseado no famoso anime de 1973.
É um bombardeio de imagens visualmente espetaculares, uma ficção científica extravagante cujas cores estouradas e cenários digitais gigantescos deixam Hollywood no chinelo. O filme de Kiriya é uma lição de como produzir um longa visualmente impossível, sem gastar milhões de dólares. Merece destaque a beleza visual, através do uso de uma fabulosa fotografia. São cores que explodem na tela, parecendo saídas de uma obra de arte.
No final do século XXI, após 50 anos de uma desgastante guerra mundial que devasta o planeta inteiro, trazendo poluição e doenças devido ao uso de armas químicas e biológicas, uma esperança surge através do Dr. Azuma, um médico capaz de através da manipulação genética, recuperar ou restituir órgãos sem riscos de rejeição, com o objetivo de curar sua esposa. Contudo, algo de misterioso acontece ao invento de Dr. Azuma, o que poderá trazer consequeências nefastas para a humanidade…
Mas o que faz Casshern ser tão apaixonante é o facto de abranger temas como amizade, família, ética, filosofia, política, religião e ainda ser um filme de ação-ficção-científica. O filme nos deixa lições preciosas, e deveria (apesar da violência em algumas cenas) ser assistido (e discutido) nas escolas, faculdades de filosofia, grupos esotéricos e por todo aquele que busca a paz, não só fora, mas dentro de si.
Um filme apaixonante e com uma linda mensagem de fundo...
Tamos aí, com o filme e as legendas!

5 comentários:

JoseRocha disse...

Cara, desconhecia totalmente esse filme e tb o seu blog. Cheguei aki por akaso, sinceramente nem lembro como ... mas uma coisa é certa. Já tá no meu favoritos. Muito bom, parabéns mesmo. Trazendo cultura, já q achar aki no Brasil a maioria dos filmes q posta, é algo quase q impossível. Espero q o Blog dure pra sempre c não, ainda por muito tempo . Novamente PARABÉNS !!!

Ahh, o filme é fora do normal. Algo q não esperava, bom d+ ...

Tomate disse...

Muito obrigado pelos elogios, meu amigo! São palavras assim que nos dá força e empolgação para seguirmos adiante...
Quanto ao filme, quando eu assisti também me surpreendi, e muito! Espero que todos que assistam tenham a mesma impressão!
Abraços!

Dedalus disse...

meu caro,a qualidade do teu blog ja atravessou o oceano...**

em portugal já conhecem mt gente o teu blog, continua e bom trabalho:)

5 estrelas viu?:)

Anônimo disse...

Filme Magnifico!!!
Parabens.

Tomate disse...

Dedalus,
Obrigado pelo elogio, é bom saber que Portugal também está marcando presença por aqui...
Abração!

Dhaos,
Que bom que você gostou!
Continue sempre dando sua opinião, ok?
Abraço...