“E se um homem do Alto Paleolítico tivesse vivido até os dias de hoje?“, pergunta John Oldman para um grupo de amigos, todos professores universitários. Obviamente, eles pensam que trata-se de um exercício de imaginação, ou o início do que seria um apanhado de idéias para escrever um romance de ficção científica. A questão é que quando John Oldman faz esta pergunta para os amigos durante uma festa de despedida, ele na realidade queria começar a explicar as razões pelas quais tinha que deixar a cidade depois de 10 anos vivendo lá. O motivo principal? John Oldman (nunca um apelido descreveu tão bem o seu possuidor) é este homem que nasceu no Alto Paleolítico e continua vivo, após 14.000 anos.
Dando ordem a uma larga e extensa discussão científica entre alguns dos mais conceituados professores da Universidade em que leccionava, todo o tipo de dogmas, desde dos religiosos aos científicos, são colocados sobre suspeita. Todas as coisas que ele cita e as concatenações entre fatos históricos e cientificos é inacreditável. Quando chega na parte da religião, então...Fatos relevantes para a humanidade são destroçados em poucos minutos com argumentos irrefutáveis.
Esta é a premissa básica de The Man From Earth, um filme independente dirigido por Richard Schenkman e baseado na última obra de uma dos mais aclamados escritores de ficção científica, Jerome Bixby. The Man from Earth é, mais do que um bom filme, uma grande lição sobre a história do nosso planeta. Envolto num vulgar e ingênuo cenário, interpretado por um elenco não mais do que competente, produzido com um orçamento extremamente limitado... mas proprietário de um argumento fabuloso, mesmo que utópico, The Man from Earth - filme que ganhou fama devido à permissão pública do seu produtor para que qualquer cinéfilo fizesse o seu download da Internet, de forma livre - é um daqueles pequenos tesourinhos independentes que ocasionalmente aparecem na indústria e que se transformam rapidamente numa obra de culto, conquistando de forma arrebatadora milhares e milhares de admiradores. Isto porque, e como diz o povo, a mestria está na simplicidade e The Man from Earth conquista e prende o espectador sem grandes artimanhas ou qualquer efeito especial de pós-produção. Orçamentos bilionários e super efeitos especiais nem sempre fazem de um filme a melhor coisa do mundo. A prova de que o que você precisa de fato é uma boa idéia e principalmente, como desenvolver esta boa idéia. Adicione isso a uma cuidada narrativa, bons atores e uma realização segura, para moldar um filme hábil e completo.
Durante todo o filme, John Oldman responde as perguntas feitas pelos amigos - obviamente incrédulos. Sim, o filme é só um punhado de gente sentada em uma sala de estar conversando sobre as possibilidades de um cara vivendo 14.000 anos. Parece entediante? Pois não é. The Man from Earth é o típico caso de filme que você fica atento, especialmente porque a dúvida dos amigos de John é a sua dúvida também: é possível que ele tenha vivido tanto tempo?
E, é claro, é a partir das respostas dele aos amigos que vamos pensando se ele está dizendo a verdade ou não. Vale cada minuto na frente da tv assistindo ao filme. Brilhante!!!
Não perca a oportunidade e veja aqui, com legendas em português:
torrent
4 comentários:
FILME FANTÁSTICO!!! PELOAMORDEDEUS! CONTINUE COM ESSE BLOG MARAVILHOSO, POIS JÁ BAIXEI QUASE TODOS!!! E QUERO MAIS!!! APROVEITO PARA SUGERIR UMA CAMPANHA POR SEEDS!
PARABÉNS!!!
O filme me gosto, boa historia, eu estive atento ao monitor tudo o filme, muito bom para tao baixo orcamento. Eu o recomendo.
Obrigado
Ilana,
Verdade, o filme é fantástico!
Apesar de se basear quase exclusivamente em diálogos, você entra na história de uma forma que nem percebe o tempo passar!
Quanto a campanha por seeds, acho uma boa mas não tenho ideia de como fazer... Se alguém tiver alguma aceito sugestões! A única coisa que fiz foi incluir legendas em outras línguas nos torrents além do português, assim vai ter mais pessoas baixando, e consequentemente mais seeds!
Muito obrigado pelos elogios, fico muito feliz em saber que o blog está agradando...
Abraços!!!
Manu,
Faço de suas palavras as minhas...
Altamente recomendado!!!
Abração...
Baixei o filme no PB e conheci o seu blog ontem,
ótimo.
Valeu, Tom!
Sylvia
Postar um comentário