quinta-feira, 17 de setembro de 2009

13 Game Sayawng (2006)

13 Game Sayawng, conhecido internacionalmente como 13 Beloved e como 13 Desafios no Brasil, é um thriller psicológico tailandês. Teve orçamento de apenas 400.000 dólares. Phuchit Puengnathong, ou simplesmente Chit, é um vendedor. Mora na cidade de Bangkok há algum tempo, e como não tem namorada (a última o deixou há alguns meses), a única coisa útil que faz é trabalhar, até que chega um dia em que tudo dá errado. Depois de ter sido passado para trás por um dos vendedores da sua empresa, ser demitido, ter seu carro guinchado e receber uma carta do banco relatando uma dívida de 80000 bahts, ele se sente o pior ser humano da face da Terra. Mas isto tudo está para mudar quando ele recebe um misterioso telefonema com uma oferta irrecusável. Se ele completar 13 desafios, ele receberá 100 milhões e ajeitará a sua vida para sempre. Só que ele não sabe quais são estes desafios. Mesmo assim ele aceita a proposta e a competição começa…
São 13 tarefas que ele deve cumprir, cada uma delas valendo um prêmio em dinheiro, suficiente para mudar completamente sua vida. A tarefa final vale 100 milhões. As únicas coisas que ele tem que fazer são as tarefas oferecidas e seguir 3 regras simples:
1ª: Se ele quiser desistir do jogo, ele perde tudo o que ganhou;
2ª: Se alguém descobrir que está jogando esse jogo, ele perde;
3ª: Se tentar contatá-los ou tentar descobrir a origem do jogo, ele perde.
Regras fáceis, que valem o sacrifício pelo prêmio final. Tudo começa de maneira simples, mas assim como qualquer jogo a dificuldade aumenta e o que se tem que fazer às vezes entra em conflito com alguns princípios morais…
O filme funciona bem e o roteiro é bem original, sendo tenso e ágil ao extremo em algumas das missões. As tarefas que são propostas a ele não são daquelas que ofereceriam a um matador de aluguel ou a um atleta, elas são perfeitas para ele, Chit, apenas um vendedor sedentário.
Como dá para perceber, 13 Beloved não é bem um filme de terror apesar do cartaz sugerir isso. Também não é bem um filme de suspense, tampouco chega a ser um drama. Talvez seja um pouco disso tudo misturado com um pouco de humor negro. O filme é cativante por ter um ritmo rápido, um ritmo de jogo, com acontecimentos importantes a todo momento. Quem assiste fica grudado na frente da tela curioso pra saber qual será o próximo desafio... por isso o filme é bom, sempre tem uma coisa nova a cada momento. Os desafios são interessantes, fortes e até engraçados. 13 Beloved é, por incrível que pareça, um filme que faz pensar, vestido numa roupagem de filme puramente para divertir. É um filme que mexe com as entranhas tanto durante as cenas nojentas quanto nas fortes e violentas, mas inevitavelmente você pensa: e se fosse eu no lugar dele? Aceitaria o desafio? Até onde eu iria chegar? Será que eu teria coragem de fazer isso?
13 Beloved é uma adaptação do episódio 13th Quiz Show, que faz parte da graphic novel My Mania, de Eakasit Thairaat. É o segundo filme de Chukiat Sakveerakul, que antes dirigiu Pisaj, filme de horror de 2004. O diretor disse que o filme é uma reflexão sobre o materialismo na sociedade tailandesa. O filme tem nota 7,0 no IMDb e já teve seus direitos comprados por um estúdio americano, o que deve significar um remake vindo por aí...
Existe um curta metragem chamado 12 Begin, que é um prequel e foi lançado como parte da campanha publicitária do filme. Uma sequência está em fase de pré-produção, chamada de 14 Beyond.
Quer assistir a esse filme, que recebeu várias premiações na Tailândia e em festivais internacionais, com legendas em português? Então está aí, ó...

torrent

2 comentários:

Gnj. Alves disse...

O Plot parece excelente, confiar no fator "imprevisibilidade" que a película tem a oferecer.

Tomate disse...

Gnj. Alves,
A idéia do filme é boa, lógico que tem seus defeitos, até pelo orçamento reduzido.
Mas o fato de vir de um país que não conhecemos muito bem é um motivo a mais para assistir a esse filme.
Abraços...