sábado, 19 de setembro de 2009

Mirageman (2007)

Anos atrás, quando era apenas uma criança, Maco Gutierrez sobreviveu a um trágico assalto que culminou no covarde assassinato de seus pais e no estupro do seu irmão caçula que, por consequência, acabou ficando com um grave distúrbio psicológico, vivendo em estado quase catatônico em um hospital psiquiátrico. No presente, Maco treina seu corpo e mente através de rigorosos exercícios físicos, artes marciais, dieta balanceada e auto-disciplina como forma de dominar sua própria agressividade e garantir que ele nunca mais seja vítima de ninguém, o que acaba sendo bastante útil no seu emprego como segurança de uma boate onde tem que lidar com clientes malas e um chefe escroto. Tudo muda quando durante uma corrida matinal, Maco presencia um assalto a uma residência e decide intervir. Primeiro ele nocauteia um assaltante e se apodera da sua máscara. Dentro da casa, Maco domina, com as mãos nuas, o resto dos bandidos facilmente e salva uma jovem que estava prestes a ser estuprada e sua família. Acontece que a tal jovem é Carol Valdivieso, uma repórter que passa a promover seu benfeitor no telejornal como um super-herói. Ironicamente, as notícias sobre o misterioso vigilante influenciam positivamente no estado mental do irmão de Maco, que passa a considerar seriamente a prosseguir em sua carreira heróica. Depois de um cuidadoso planejamento, Maco estréia nas ruas de Santiago como Mirageman, protetor dos fracos e oprimidos. Mas será que no mundo cínico e cruel de hoje apenas boas intenções podem fazer a diferença?
Excelente produção chilena merecidamente consagrada pelo público e crítica como um dos melhores filmes de super-herói já feitos. O filme foi premiado em festivais no Chile, e também foi escolhido o filme do ano de 2007 pela Rolling Stone chilena. Do ponto de vista criativo, Mirageman não faz feio perto de qualquer super-herói americano e ainda ganha pontos por ser um personagem totalmente original. O contexto realista da história extrapola ainda mais ao mostrar um sujeito absolutamente normal e comum em uma situação extrordinária. Maco não voa, não tem super-força, não sobe pelas paredes, não é rico e nem mesmo é muito inteligente. O filme fica ainda melhor ao mostrar a reação da sociedade em geral a um vigilante uniformizado. Curiosamente, o personagem título quase não tem falas, reforçando seu lado durão, o que não interfere nada na performance do ator que consegue passar toda a complexidade de Maco através do olhar e de gestos.
É o segundo filme do trio responsável por Kiltro, o primeiro filme de artes marciais da história do cinema chileno. Em Mirageman, o diretor e roteirista Ernesto Díaz Espinoza demonstra um grande senso de equilíbrio alternando muito bem elementos de drama, comédia e ação. A câmera de Espinoza durante as cenas de luta privilegia a excelente coreografia em vez da montagem superestimulante, comum a outros filmes do gênero. Outro ponto a destacar é a montagem e a música que dão ao filme um clima de seriado dos anos 70 e 80. Mais do que mostrar que um homem pode sim fazer a diferença, Mirageman é a prova de que um filme fantástico não precisa de orçamentos milionários e efeitos especiais de ponta para ser bom.
Mirageman, apesar de ser um filme recente, com a história de um herói mascarado puramente chileno que combate o crime pegando o ônibus, já se tornou um verdadeiro cult. Existem até vídeos virais com suas habilidades na internet, um deles com a aparição do Chapolim...
Esse sim é um filme que pode ser chamado de pérola, e que tem arrancado a atenção de muita gente. Está longe de ser algo comum, pois é um dos exemplos mais concretos de como humanizar um herói. Confira já este filme, que tem nota 7,0 no IMDb, com legendas em português!!!

torrent

7 comentários:

Gnj. Alves disse...

Parece hilário, vi o trailer e é meio trash mesmo.

Manu disse...

Hola...
Eu nao havia visto este filme, mesmo sendo do meu pais, eu havia ouvido que era bom, agora eu vi, é bom para el genero karate, mas euperaba mais, tal vez el baixo orcamento jogou em contra mas nao pode ser excusa. O ultimo que ouvi do ator principal e que estava en E.E. u.u. provando sorte em filmes do genero, a bonita atriz é uma polular atriz das telesseries da TV.
Filmes do Chile eu posso recomendar "En la cama" e
"Tony manero", ambos han sido reconecidos em festivais internacionales.
Saludos.

Tomate disse...

Manu,
Pensei que você já tinha visto este filme! E concordo com você, o ponto alto do filme são as lutas mesmo...
E muito obrigado pelas dicas dos filmes, não conhecia nenhum deles! Vou dar uma olhada, quem sabe logo eles não pintam por aqui? rs...
Abraços!!!

Gnj. Alves,
O trailer é uma comédia, não? rs...
Mas é um filme que merece ser visto...
Abraços!!!

,,,,,, disse...

Fiquei curioso a respeito do filme, Baixando e semeando! =]

Parabéns pelo ótimo blog, Tomate, e com sugestão gostaria de indicar a minissérie Band of Brothers produzida pelo HBO.

Abraços e sucesso!

Tomate disse...

Wesley,
Eu também quando ouvi falar de Mirageman pela primeira vez fiquei curioso...Achei o resultado interessante!
Obrigado por ficar de seed e pelos elogios meu amigo!
E Band of Brothers é uma ótima pedida, hein?
Abração!!!

Anônimo disse...

Esse filme é uma pérola! Mescla comédia, drama, artes marciais e crítica ao show business estilo Big Brother de forma brilhante: ou seja, um filme que é o exato oposto do que faz Hollywood.

WhiteIce disse...

Sinto falta do Tomate postando estes filmes tão maneiros e infelizmente pouco divulgados. Abração Tomate! Espero que um dia você volte!