sábado, 5 de setembro de 2009

11:14 (2003)

A estrutura se assemelha à de Go e Pulp Fiction. Mas o enredo difere completamente. Desconhecido no Brasil, o cineasta norte-americano Greg Marcks estréia em longa-metragem com 11:14. Diretor e roteirista, recém-formado em cinema numa universidade da Flórida, havia feito antes apenas o curta Lector, em 2000. Com 11:14, de 2003, sua primeira incursão em longas, que no Brasil não passou pelos cinemas e foi direto para as locadoras, revela a vontade e a capacidade de propor uma narrativa pouco usual, mas sem maiores arroubos estéticos ou formais.
11:14 mostra uma série de eventos que convergem e acontecem inesperadamente às 11:14 da noite na pequena cidade de Middleton. Em seqüências inesperadas, as vidas de alguns moradores da cidade vão se envolvendo em cinco histórias diferentes que se desenvolvem ao redor de uma esperta, sexy - e instigante - adolescente. As coisas não param de acontecer fora do planejado por ela, com vários acidentes ocorrendo, jogando areia nos seus esquemas. Destaque para o elenco desta comédia dramática, com uma grande quantidade de nomes famosos presentes no elenco. Vai desde Patrick Swayze até a oscarizada Hilary Swank, passando pela talentosa Barbara Hershey e os jovens Shawn Hatosy e Colin Hanks (filho do ator Tom Hanks). Este é um daqueles filmes quebra-cabeças, com diferentes histórias paralelas que se entrecruzam até um final comum. Em uma pequena cidade, Jack está dirigindo e falando ao celular enquanto o relógio de seu carro marca 11:14. Ele atropela um homem. Depois de muito pensar no que fazer, ele coloca a vítima no porta-malas. Norma é outra motorista que passa pelo local e que acredita que o rapaz tenha atingido um veado; ela insiste em procurar o animal acidentado e acaba chamando a polícia. Quando o oficial Hannagan chega ao local, ele já está com dois outros detidos em sua viatura. Cansado de ler os diretos das pessoas e de executar toda a rotina da captura, ele leva Jack em cana sem muito discutir. Para um outro grupo de pessoas, esta noite também está sendo bem agitada. Entre elas, estão a balconista Buzzy, Cheri, que é filha de Norma, e uns adolescentes problemáticos. Com essas narrativas paralelas, o filme mostra do que algumas pessoas são capazes para salvar a própria pele e a das pessoas que amam. É uma fábula moral que mostra que nada de bom pode vir de atitudes erradas. O diretor e roteirista novato Greg Marcks vale-se para tanto de momentos cômicos e dramáticos.
A narrração é instigante. Os eventos não são improváveis, apenas bizarros, é isso o que torna as histórias interessantes. Há algumas tiradas de humor negro que funcionam.
Este filme tem boas críticas. Tem uma classificação de 7.3 no IMDB e é apelidado de inovador. No final das contas mostra-se uma produção que consegue entreter e deixar o espectador interessado. O filme não pretende fazer nenhum tipo de estudo de personagens ou analisar uma determinada situação do país, é um mero exercício de estilo do diretor, que resulta em um projeto diferente. É interessante acompanhar como as ligações entre os diferentes núcleos são estabelecidas, sempre apresentadas em poucos minutos, mas que se mostram bem satisfatórias.
Se você não acredita que desgraça pouca é bobagem, não perca a chance de ver esse filme! Com legendas em português, claro...

torrent

4 comentários:

Gnj. Alves disse...

Confiar no palpite, embora duvide que seja do calibre do Pulp Fiction.

Tomate disse...

Gnj. Alves,
É um bom filme, mas é claro que não é do mesmo nível de Pulp Fiction (um clássico absoluto!). Mas a história é bem conduzida, e o bom elenco leva o resto muito bem.
Abração...

Manu disse...

Hola...
Gostei do filme, mas nao me senti involucrado, tal vez nao o vi con atencao. I love Hilari Swank.
Minha nota:
5/10
Saludos.

Tomate disse...

Manu,
Obrigado pela sua nota, continue dando sua opinião sempre, ok?
"I love Hilary Swank"
kkkk...
Acho que todos nós amamos, não?
Abraços...