sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

De Zaak Alzheimer (2003)

Eric Vincke e Freddy Verstuyft são dois dos melhores detetives da polícia da Antuérpia. Quando investigam o desaparecimento de um oficial de alto escalão e a morte de duas prostitutas, as pistas os conduzem a Angelo Ledda, um assassino em fim de carreira. Desde que Ledda passou a mostrar sintomas do mal de Alzheimer, tornou-se difícil para ele cumprir seus contratos. Ao ser incumbido de assassinar uma garota de programa de apenas 12 anos, ele se recusa e transforma-se em alvo. Enquanto a dupla de oficiais o persegue e contabiliza os corpos, Ledda precisa fugir de seus empregadores. Mas quando percebe que está sendo usado em um jogo de poder político, decide mudar as regras do jogo.
De Zaak Alzheimer, conhecido no resto do mundo como The Alzheimer Case, é um filme belga dirigido por Erik Van Looy. Bem cotado no IMDb, tem nota 7,5. Este elogiado thriller policial foi o candidato da Bélgica ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2005. Ganhou sete prêmios e teve três indicações em festivais europeus. É baseado em um romance escrito por Jef Geeraerts, um dos melhores escritores da Bélgica quando se trata de romances policiais. Ele inclusive faz uma ponta, sentado num banco na delegacia de polícia. Os direitos para uma refilmagem americana já foram comprados.
É muito bom quando você assiste a um filme que poucas pessoas ouviram falar e se depara com um trabalho muito acima da média. É o caso de Alzheimer Case, um suspense policial de tirar o fôlego, capaz de deixar para trás muitos filmes americanos do gênero. O longa possui uma história muito bem conduzida e um vilão que causa simpatia nos espectadores, mesmo sendo um assassino profissional. Um filme imperdível!
Ótimo filme de ação, contando com excelentes atores em cenas vibrantes e bem feitas, além de um roteiro perfeito. A trilha sonora entra totalmente no clima de tensão, e a câmera segue de perto a ação. Tudo muito bem feito, contando com a criatividade de um produtor capaz e inteligente. A citação ao Mal de Alzheimer (doença que consome uma grande parte das pessoas idosas), foi de um brilhantismo a toda prova. Ledda tem que cumprir seus contratos antes que se esqueça dos objetivos de suas missões. Muito bom filme, digno de ser indicado ao Oscar.
O roteiro inclui ação, drama, corrupção política, dilemas éticos, e um bocado de violência. Uma raridade se assistir a um filme belga, ainda mais não falado em francês. Apesar do título dar a impressão de ser um drama, na verdade é um filme policial, bastante violento, bem dirigido, com muito clima. Embora a idéia do assassino recusar um caso e ir contra o Sindicato do Crime seja velha, tem reviravoltas diferentes que foram realizadas com eficiência.
Um assassino inteligente que dá trabalho para a polícia. Para quem gosta do gênero, é um filme tenso e fascinante. Mais uma produção acima da média de origem belga, que merece muito ser vista. Considerado por muitos como o melhor thriller policial já feito no país. Ficou interessado? Então não pense duas vezes, porque o filme já vem com legendas em português!

torrent thepiratebay.org
torrent kickasstorrents.com

2 comentários:

,,,,,, disse...

Gostei muito da temática do filme. Parabéns pelas ótimas postagens!


Um abração!

Tomate disse...

Wesley,
Obrigado pela força! Continue acompanhando nossos posts!
Abraços...