domingo, 7 de junho de 2009

Anklaget (2005)

Anklaget é um drama dinamarquês que conta a história de Henrik e Nina Christofferson. Eles aparentemente são uma famí­lia normal que vive feliz. Mas eles têm um problema. Sua filha de 14 anos, Stine, é problemática e atravessa uma fase difí­cil, se isolando de todos cada vez mais. O que parece típica birra de aborrescente toma um rumo sinistro quando a psicóloga da escola chama as autoridades para prender Henrik: Stine o acusou de tê-la abusado sexualmente, e o leva até a Justiça por isso, fazendo sua famí­lia entrar em profunda crise. Henrik poderia ter feito mesmo aquilo? Culpado ou não, de toda forma ele já tem sua reputação, sua moral e sua vida destruí­das. E mesmo tentando uma reconciliação, um lado negativo da famí­lia foi exposto de forma definitiva.
Um belo e premiado drama dinamarquês que mexe com tabus e preconceitos.
Em Anklaget, ou Accused, seu título internacional ou ainda Acusado, no Brasil, de Jacob Thuesen (que esteve na Seleção Oficial do Festival de Berlim 2005), o espectador se vê em confronto com um trabalho sólido e muito bem resolvido. Desde o primeiro plano do filme fica evidente a segura mão de seu diretor. Uma direção de câmera muito bem construída, sempre em prol da narrativa e de extrair de seus personagens todo e qualquer sentimento que seja transposto pelas situações vivenciadas na grande tela. Por sua vez, a direção de elenco é extremamente bem sucedida. Todos os atores conseguem imprimir a carga dramática necessária ao seu respectivo personagem. Com destaque especial para Troels Lyby que faz o papel do pai. Este sabe incorporar com precisão e de maneira contida e fria, o drama vivenciado por seu personagem. É como se o dilema vivenciado pelo protagonista fosse compartilhado pelo espectador e também vivenciado por este. É notório destacar que a culpa que aflora dentro do personagem, cresce de maneira lenta e contida – assim como as descobertas feitas pelo espectador.
O diretor Jacob Thuesen cria em cima do roteiro um filme gélido, parte melancólico, parte assustador, injetando no drama de classe média uma boa dose de crítica à sociedade e ao sistema legal. A dramaturgia de Anklaget é impecável, com situações dramáticas intensas apoiadas em diálogos mordazes e observadores que soam absolutamente naturais na boca de seus intérpretes, e um roteiro intensamente eficiente.
Com 7,1 no IMDb, não tem desculpa para não assistir a esse filmaço com legendas em português...

torrent

2 comentários:

cinêmigo disse...

Parabéns pela nova roupa do blog, ficou lindo! Continue postando torrent com qualidade!

Tomate disse...

Obrigado pelos elogios, cinêmigo!
Abração!