sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

The Abyss (1989)

Esta emocionante aventura submarina do diretor James Cameron, O Segredo do Abismo, contém uma mistura grandiloquente de aventura, suspense e ficção científica. Ainda conta com uma história brilhante, ótimo elenco, efeitos especiais muito avançados para a época em que foi lançado, e uma marcante trilha sonora.
Uma equipe de uma platorma civil de exploração de petróleo se vê repentinamente com a missão de tentar resgatar o USS Montana, um submarino nuclear que afundou misteriosamente com 156 tripulantes e, após o ocorrido, não houve mais contato. A plataforma é usada para a "Operação Salvo", a operação de resgate que visa resgatar a tripulação do Montana, pois apesar de saberem onde está o submarino um furacão se aproxima e, assim, a Marinha não terá tempo hábil de chegar ao local. Com isso, a equipe da plataforma se torna a melhor opção para realizar o salvamento, ficando acertado que o tenente Coffey supervisionará as operações. Entretanto, Bud Brigman, um mergulhador que chefia a plataforma, diz a operação que acaba de pressentir que sua equipe corre perigo, mas Brigman não poderia imaginar que iria se deparar com algo totalmente surpreendente.Ele logo se encontra em uma espetacular odisséia sob a superfície do mar, onde encontra uma força misteriosa que tem o poder de mudar o mundo ou destruí-lo.
Além do magnífico trabalho de Cameron, O Segredo do Abismo apresenta várias sequências com efeitos especiais espetaculares e uma belíssima fotografia com tomadas submarinas de tirar o fôlego (literalmente), que dão ao filme um visual impecável, estonteante. Sem contar as ótimas atuações. Enfim, O Segredo do Abismo é, sem dúvida, um clássico de seu gênero.
O Segredo do Abismo fez bonito nos cinemas, mas poderia ter se saído ainda melhor se a Fox tivesse tido a coragem de manter o corte original do filme, com quase três horas de duração. Em 1989, no entanto, a duração foi considerava excessiva, especialmente porque James Cameron era apenas um diretor promissor, não um visionário reconhecido. O estúdio, então, impôs um corte. O cineasta fez uma opção polêmica e bastante radical, eliminando toda uma subtrama que ocorre perto do final, exatamente junto ao clímax. O corte deixou o filme oco, sem intensidade emocional, como um crescendo que de repente perde a força e se dissipa, sem fazer a platéia vibrar.
Em 1992 foi lançada a versão do diretor. A versão completa nos mostra um filme muito mais edificante do que a versão lançada originalmente. Uma verdadeira sinfonia visual e uma grande obra de arte. Para aqueles que já assistiram e para os que não assistiram , aqui você encontra a versão do diretor com legendas em português!

torrent

3 comentários:

Elton disse...

Lindo, até hoje. Exatamente como Aliens e Exterminador 2 e Cidade das Sombras, são filmes atemporais. A e ele mostra os aliens de um modo que raramente vemos no cinema. Cocoon!

O Mensageiro - The messenger disse...

Muita coisa mudou no mundo desde que o filme foi filmado.
A União Soviética estava prestes a ruir, Collor ainda seria eleito...e mesmo assim, o filme continua sendo bom.
Como o Elton disse, o filme é atemporal.
Filme Recomendado!

Att,
O Mensageiro.

Anônimo disse...

Sim, eu concordo com voce, esta versao do director e muito muito melhor do que a versao lanzada originalmente, eu recomendo só esta versao.
Obrigado