sábado, 28 de março de 2009

K-Pax (2001)

K-Pax – O Caminho da Luz, dirigido por Iain Softley, conta a história de Prot, um homem que aparece repentinamente numa estação de trens em New York e que ao tentar ajudar uma senhora vítima de assalto é preso como suspeito por informar sua estranha origem: o distante planeta K-Pax.
Recolhido pela polícia e encaminhado para um hospital psiquiátrico público, ele passa a ser paciente do Dr. Mark Powell com quem cria uma forte interação e relação de amizade. Prot explica que veio de K-Pax, um planeta distante mil anos luz da Terra, viajando através da poderosa energia da luz, e seus conhecimentos em astronomia e supostas contribuições nas curas dos outros pacientes insanos do hospital conseguem confundir o psiquiatra que acaba considerando-o como o mais convincente dos loucos (ou não?). O Dr. Powell recorre então a sessões de hipnose com Prot e consegue descobrir informações importantes sobre seu passado obscuro que podem esclarecer a verdade.
K-Pax é um drama com um tema central de ficção científica, baseado na idéia de um alienígena visitando a Terra (ou um humano louco que acha que é de outro planeta), com um roteiro contado de forma cadenciada nas grandes interpretações do elenco, com diálogos interessantes e agradáveis que tornam os longos 120 minutos de projeção uma prazerosa atração. A eterna dúvida sobre a real identidade de Prot permanece durante todo o filme, o que é um grande mérito do roteiro, mantendo o interesse do espectador.
Curiosamente, o filme lembra um outro semelhante, “Starman – O Homem das Estrelas”, dirigido pelo especialista John Carpenter, onde justamente o alienígena dessa vez é Jeff Bridges, que alega ter vindo de um outro mundo. Em K-Pax ele está do outro lado e é o psiquiatra que estuda o comportamento suspeito do “extraterrestre” Kevin Spacey.
Enfim, um filme agradável, com uma história suave, repleta de momentos poéticos e de fantasia, sem efeitos especiais, correrias, agitações. Tudo transcorre calmamente, com situações de interação com o público na tentativa de descobrir o segredo da real identidade do simpático Prot.
O roteiro é inteligente e bem-humorado! Aproveite e assista agora, com legendas em português:

torrent

2 comentários:

Manu disse...

Eu gostei do filme, e um filme calmo e agradavel.
Obrigado.
Manu.

Tomate disse...

Manu,
Concordo com você! O filme tem um ar espiritualista que o torna calmo e agradável...
Abraços!