domingo, 29 de março de 2009

Se Eu Fosse Você (2000)

Se Eu Fosse Você é um filme brasileiro de 2006, do gênero comédia romântica. Foi o filme brasileiro de maior público em 2006, levando 3.644.956 espectadores aos cinemas.
Cláudio, 50 anos, publicitário bem sucedido, dono da própria agência, e Helena, 40 anos, professora de música, coordenadora de um coral infantil, são casados há muitos anos e já caíram na rotina. É indiscutível que se amam, mas que casal não tem uma briguinha de vez em quando? Porém um dia uma dessas briguinhas vira uma brigona, e percebem em pânico que foram atingidos por um fenômeno inexplicável: eles trocam, literalmente, de corpos. A consciência de Cláudio havia migrado para o corpo de Helena, e vice-versa. Portanto, Cláudio passa a ter um corpo de mulher: o de Helena; e Helena, um corpo de homem: o de Cláudio.
Apavorados, decidem manter uma aparência de normalidade até conseguirem reverter aquela incrível e insustentável situação. Para isso, cada um é obrigado a assumir, em todos os sentidos e consequências, a vida do outro. Coincidentemente, ambos estão passando por um momento especial em suas vidas. Cláudio está coordenando uma campanha publicitária fundamental para estabelecer seu futuro profissional e Helena tem uma apresentação importante com seu coral em apenas alguns dias. A isto, somam-se outras dificuldades, como as intervenções da mãe de Helena, bisbilhotando a vida do casal; as pressões do sócio majoritário da agência, ameaçando vendê-la e com isso deixando Cláudio em maus lençóis; as solicitações da filha adolescente e da vida doméstica; a difícil adaptação a um corpo de outro sexo; as situações sociais totalmente novas para cada um; a tensão de serem descobertos, etc...Mas logo eles percebem que a única maneira de sobreviver a tantos desafios é se unirem e tentar sair desta situação. É o que decidem fazer. E à medida que vão suplantando os obstáculos, vão aprendendo mais sobre o outro e sobre si próprios. Desenvolvendo uma linda história de amor, com todas as situações de uma agradável comédia.
Apesar de usar uma fórmula já utilizada (vide Papa to Musume no Nanokakan), consegue fazer isso de forma simplesmente maravilhosa. Um ótimo filme, composto por atores excelentes. Realmente o destaque do filme deve-se à ótima interpretação dos protagonistas.
Os críticos contumazes do cinema nacional que afirmam que só produzimos obras calcadas na miséria e na desesperança do nosso povo, tranquilizem-se. Se Eu Fosse Você mostra os problemas de um casal de classe média alta.
Se você quer dar muitas risadas, esse é o filme certo! Uma comédia muito gostosa de se assistir, que inclusive ganhou uma continuação este ano. O torrent está aí:

torrent

Nenhum comentário: