Baseado na história real de Ramón Sampedro, o filme retrata a luta de um homem – nascido em uma pequena vila de pescadores na Galícia – para dar um fim a sua própria vida. Na juventude, Ramón sofreu um acidente que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 27 anos. Com uma lucidez e inteligência cativante, Ramón lutou na justiça pelo direito de decidir sobre a sua vida, o que gerou vários conflitos com seus familiares, com a igreja, com a sociedade.
O filme é polêmico, com bastante conteúdo a ser discutido e ainda reserva um importante espaço para a poesia, que eleva ainda mais o seu trabalho no status da arte. É um filme lento, mas que consegue sustentar muito bem o seu ritmo por ter diálogos afiadíssimos e personagens extremamente cativantes, o que faz nos importarmos com seus destinos e entender suas atitudes e sofrimentos.
Os elogios ao filme Mar Adentro (também conhecido como The Sea Inside) não são exagerados. A obra recebeu 14 prêmios Goya, dois prêmios no European Film Awards, um Grande Prêmio do Júri e um Volpi Cup de melhor ator para Javier Bardem, que interpreta o protagonista. E a lista de premiações não acaba aí, recebeu um Oscar, um Globo de Ouro e um Independet Spirit Award, todos os três na categoria de melhor filme estrangeiro.
Um filme sensível e emocionante. Excelente. Trata de maneira inteligente e sensível o real valor da vida. Um filme forte e comovente.
Um filme sensível e emocionante. Excelente. Trata de maneira inteligente e sensível o real valor da vida. Um filme forte e comovente.
Por tudo isso Mar Adentro pode ser definido como mais uma grande contribuição do cinema espanhol para a história do cinema. É um belíssimo filme, daqueles de lavar a alma, e pela maneira extremamente competente como foi feito, embora fale sobre o direito de morrer, acaba tornando-se um verdadeiro tributo à vida. Imperdível!
Quer mais? Então assista aí, com legendas em português!
Um comentário:
Olá
Já faz um tempo que visito esse site e escolhi esse filme,mas ao assistir não há sincronia com a legenda,como faço?
Postar um comentário