segunda-feira, 11 de maio de 2009

Babam Ve Oglum (2005)

Sadik foi um jovem estudante universitário politicamente ativo e se tornou um jornalista de esquerda nos anos 70, apesar das expectativas do seu pai de que ele se tornasse engenheiro agrícola e administrasse a fazenda da família numa aldeia turca. Na madrugada de 12 de setembro de 1980, quando um súbito e impiedoso golpe militar assolou a Turquia, Sadik não conseguiu acesso a qualquer hospital ou médico e sua esposa termina por morrer enquanto dava à luz à única criança do casal, Deniz. Depois de um longo período de tortura, prisão e medo, Sadik volta a sua aldeia com Deniz, que ainda não conhece o avô, já com 7-8 anos de idade, sabendo que será difícil de corrigir as coisas com o seu pai, Huseyin. E no meio daquela família ligeiramente excêntrica, a criança servirá na reaproximação entre seu pai e seu avô.
My father and My Son, ou na língua turca Babam Ve Oglum, produzido em 2005 e dirigido por Çagan Irmak, consegue fazer grande parte da platéia se emocionar. Não é por menos. A produção relata com rara sensibilidade os sentimentos de uma criança, seu pai e seu avô. Costurada em um roteiro de raro brilho, a história se renova a cada fato inesperado que se sucede na tela, conferindo à obra o caráter instigante que leva ao desejo de que não termine. A história é apresentada a partir do olhar ingênuo da criança, que detém uma fértil imaginação capaz inclusive de encobrir os dramas vividos por seu pai, quando foi perseguido pelos militares; não menos densos que a briga com o avô, um turco caponês conservador e rancoroso. A relação conturbada do revolucionário com o pai, na verdade, maquia um amor incondicional entre ambos, que arrebata os três personagens centrais de My Father and Son.
Com impressionantes 8,9 no IMDB, esse belo e emocionante filme turco fará chorar aqueles com algum sentimento mais aflorável. Na Turquia o filme foi visto por 4 milhões de pessoas na primavera de 2005, se tornando um dos mais bem sucedidos filmes turcos da história. Um jornal local, em Istambul, informou que 78% das pessoas que assistiram alegaram que choraram pelo menos uma vez durante o filme.
Uma história simples que se torna um filme triste, pungente e também divertido sobre pessoas comuns. Um magnífico trabalho, que apresenta atuações brilhantes de todo o elenco e uma coleção de momentos espetaculares, isso tudo sem o uso de nenhum efeito especial, de nenhuma força sobre-humana ou nenhuma paisagem fantástica. Você sentirá após o filme uma vontade imensa de encontrar seus pais, e ter certeza que eles estão bem, fazendo-os saber uma vez mais que realmente se preocupa com eles. Este filme faz pensar mais profundamente em valores que nos fazem humanos, tocando fundo a sua alma. Altamente recomendado.
E essa obra de arte você encontra aqui, com legendas em português...

torrent

Nenhum comentário: