sexta-feira, 1 de maio de 2009

The Thing (1982)

O filme de John Carpenter The Thing é considerado por muitos como o melhor filme de terror de todos os tempos….intenso, atmosférico, imaginativo e surreal. Mesmo sendo este um remake do filme de Christian Nyby, ‘The Thing From Another World’, de 1951. Mas isso não invalida o trabalho de John Carpenter, que se valeu basicamente da idéia de um ameaça alienígena descoberta no gelo glacial. E as semelhanças terminam aí.
No verão de 1982, um time de doze pesquisadores trabalha numa remota estação na Antártica e descobre um ser alienígena submerso na neve há mais de 100.000 anos. Descongelada, a criatura mutante sobrevive mimetizando corpos, substituindo-os por cópias perfeitas e levando em pouco tempo toda a base americana ao desespero em uma situação claustrofóbica e paranóica onde ninguém confia em ninguém. Como destruir um inimigo onde cada célula pode se transformar em um organismo independente ??
John Carpenter é o tipo de diretor que sempre causa controvérsia com seus filmes, senão pela temática abordada, então pelos resultados alcançados. Isso porque as opiniões sobre as produções desse cineasta conseguem oscilar entre extremos, sendo definidas por uns como clássicos e taxadas, por outros, como fracassos perfeitamente dispensáveis para qualquer expectador. Ao longo de sua carreira, dificilmente John Carpenter conseguiu arrancar elogios dos críticos cinematográficos, que sempre desprezaram o potencial e o talento desse diretor. Por outro lado, a maioria dos fãs dos filmes B de terror o consideram um mestre no gênero.
The Thing é uma produção que reúne elementos de ficção científica e terror no estilo mais sombrio requerido para um filme deste porte.
Batizado no Brasil como O Enigma de Outro Mundo, um título até bem escolhido, este filme enfrentou grandes dificuldades em seu lançamento nas terras do Tio Sam. Exibido nos cinemas norte-americanos em 1982, The Thing enfrentou uma forte competição com o lançamento quase simultâneo de ET- O Extraterrestre, o que fez com que beirasse o ostracismo. O filme foi considerado um fracasso de bilheteria, inclusive porque o diretor vinha de seguidos sucessos comeciais, como Halloween de 1978. Mas com o advento do home vídeo, CD e TV a Cabo, a produção foi revalorizada e tornou-se "cult".
The Thing é uma produção com muitas qualidades técnicas e criativas. No IMDB tem uma classificação de 8.1, o que é notável. Completamente claustrofóbico e com efeitos especiais excepcionais (estamos a falar de 1982), o filme realmente é bom, tem um argumento excelente e direção divina.
Esse é mais um daqueles clássicos que você não pode deixar de assistir! E as legendas em português vêm de sobremesa:

torrent

Nenhum comentário: