domingo, 24 de maio de 2009

Bom Yeoreum Gaeul Gyeoul Geurigo Bom (2003)

Spring, Summer, Fall, Winter... and Spring, do diretor sul-coreano Kim Ki-Duk, é fantástico, um filme de takes longos, uma fotografia excepcional. Um filme com pouquíssimos diálogos, tendo nos olhares, gestos e situações, a residência do necessário para que você extraia a mensagem. O filme conta a história de um velho monge budista e seu aluno. Conforme as estações do ano passam, a vida prossegue seu ritmo natural chocando-se com as tradições e ensinamentos, de uma forma ou outra, toda a natureza demonstrará-se em sua potência e beleza, compondo uma belíssima meditação sobre a vida, a morte e a harmonia.
À medida em que as estações se sucedem, todos os aspectos das suas vidas são insuflados com uma intensidade que conduz ambos a uma enorme espiritualidade - e à tragédia, porque também eles não conseguem resistir à escalada da vida, aos anseios, sofrimentos e às paixões que nos arrebatam a todos. Sob o olhar atento do velho monge, o aluno experimenta a perda da inocência quando as brincadeiras se transformam em crueldade...o despertar do amor quando uma mulher entra no seu mundo fechado...o poder assassino do ciúme e da obsessão...o preço da redenção...a iluminação da experiência.
Conhecido no Brasil como Primavera, Verão, Outono, Inverno… e Primavera e internacionalmente como Spring, Summer, Fall, Winter... and Spring, tem uma fantástica nota no IMDb de 8,1.
Sublime, humorado, corajoso e transcendental. É uma referência ao Samsara, o ciclo eterno de nascimentos e mortes ao qual a entidade viva está submetida, enquanto estiver sob o domínio do próprio karma, que a mantém cativa, aprisionada na existência material. Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera significam nascimento, maturidade, envelhecimento, morte... e renascimento. Um grande filme, que nos transmite a simplicidade da existência humana, que só é possível através da verdadeira sabedoria: A sabedoria espiritual.
Qualquer ser humano, por mais puro que seja, está incondicionalmente inserido em um mundo onde há desejos, sofrimentos, paixões, instintos e ambições. Ninguém é indiferente ao poder natural das quatro estações e do seu ciclo natural de nascimento, crescimento e declínio. É um filme extremamente profundo e abstrato.
Um filme de uma beleza e sensibilidade fora do comum...uma obra prima. Quer assistir? Então aproveite, porque o filme acompanha legendas em português!

torrent

Nenhum comentário: