sábado, 23 de maio de 2009

Bin-jip (2004)

Um jovem vagabundo invade a casa de estranhos e mora nelas enquanto os donos estão fora. Para pagar a estadia ele realiza pequenos consertos ou faz limpeza na casa. Ele costuma ficar um ou dois dias em cada lugar, trocando de casa constantemente. Até que um dia encontra uma bela mulher em uma mansão, que assim como ele também está tentando escapar da vida que leva. A fim de escapar do casamento infeliz e a vida vazia, ela se une ao novo amigo e, sem trocar palavras, a dupla passa a invadir outras casas.
Bin-jip, conhecido internacionalmente como 3-iron e como A Casa Vazia no Brasil, é uma produção coreana dirigida por Kim Ki-Duk que recebeu 3 premiações no Festival de Veneza 2004. Além disso tem nota de 8,0 no IMDb.
O roteiro de Bin-jip foi escrito em apenas um mês, as filmagens ocorreram em apenas 16 dias e a edição do filme foi concluída em 10 dias.
Bin-jip é um filme que vai agradar principalmente ao amantes do bom cinema, que estão cansados de cinema pipoca e auto-explicativos. E vai ser recebido com estranheza por quem quer tudo demasiadamente mastigado, pois não nos entrega tudo em mãos.
Maravilhoso, sensacional, espetacular. Bin-jip é um dos mais surpreendentes filme realizado nos ultimos anos, e nos trás a premissa maior do cinema, falar através de imagens, de maneira magnífica diga-se de passagem. É incrivelmente bem feito. Sem grandiosidades, conquista pela simplicidade.
Se usa pouco as palavras nesse filme. Se mostra mais com as ações. É tenso, as vezes revoltante, as vezes engraçado. Um filme acima de tudo sério. Que fala de amor, de relações humanas, de submissão. No cinema de Kim Ki-Duk, temos que buscar mais pelas imagens e pelos sinais que pelas palavras.
Quer assistir a essa poesia em forma de filme? O torrent já inclui as legendas em português, ok?

Nenhum comentário: