domingo, 3 de maio de 2009

Eternal Sunshine of the Spotless Mind (2004)

Charles Kaufman é um caso raro em Hollywood, onde o roteirista consegue chamar tanta atenção quanto as estrelas que atuam nos filmes em que escreve. Kaufman já havia escrito algumas obras-primas, como os magníficos roteiros de Quero Ser John Malkovich e Adaptação, mas em Eternal Sunshine of the Spotless Mind se superou.
Com direção de Michel Gondry, parceria que já tinha sido feita no menos conhecido "A Natureza Quase Humana", Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças teve orçamento de US$ 35 milhões.
Joel e Clementine formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento entre ambos desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental.
Para quem gosta de colocar rótulos nos filmes, Eternal Sunshine of the Spotless Mind é uma comédia dramática com pitadas de ficção científica, mas, principalmente, é uma história de amor. Só assim para definir este roteiro que mistura diversas influências e que faz rir (com inteligência), se emocionar (sem lágrimas fáceis) e pensar (muito). Quando você acha que está entendendo onde tudo aquilo vai dar, há uma reviravolta e a história muda de direção e até de estilo.
O estrelado elenco, que soma alguns bilhões de dólares nas bilheterias e também excelentes filmes, aceitou trabalhar por quantias bem mais baixas que o seu normal. Este tipo de comprometimento só acontece quando há a possibilidade de trabalhar com diretores conceituados, roteiros diferenciados, ou papéis completamente opostos ao que geralmente lhes é oferecido, mas que podem render atuações fortes e sérias chances na temporada de prêmios.
Quanto aos efeitos especiais - nota-se aqui a influência de um homem como Gondry que conhece bem o mundo dos videoclips e da direção artística - é interessante ver um filme utilizando de efeitos especiais que não sejam explosões ou carros voando pelos ares, principalmente porque todos os ótimos efeitos usados em Eternal Sunshine of the Spotless Mind são realmente necessários para que a história progrida. Juntando isso com a excepcional montagem, que vai ligando tudo de maneira brilhante e juntando cenas bem distantes em sua temporalidade com uma suavidade incrível, podemos dizer que a parte técnica está impecável. A fotografia é linda, realista, o que contrasta justamente com todo o mundo onde a história está se passando, e as músicas são bem bonitas e tocantes.
Existem várias maneiras de se contar uma história de amor, mas esta foi uma das mais originais. Quantos de nós já não desejaram ter a oportunidade que este filme oferece? Se você acabar com as lembranças, o amor acaba também? A memória dolorosa de qualquer experiência ainda é pior do que nunca ter experimentado a dor? Quem já não quis esquecer alguém do dia para noite?
Se alguém um dia teve um relacionamento que marcou sua vida, não tem como sair ileso depois de assistí-lo. É um filme tocante. Eternal Sunshine of the Spotless Mind é isso mesmo, uma grande reflexão sobre escolhas e destinos da vida.
As legendas em português estão junto com esse filmão! Tá esperando o que para assistir então?

torrent

Nenhum comentário: