sexta-feira, 15 de maio de 2009

Before The Rain (1994)

Milcho Manchevski vem do mundo dos videoclips e sua experiência em cinema explora o mesmo clima: cenas fissuradas, de montagens rápidas, clipadas em rostos e movimentos. Before The Rain (Antes da Chuva, no Brasil) arrebatou o Leão de Ouro do Festival de Veneza de 1994 e foi indicado para o Oscar de melhor filme estrangeiro.
Tendo como pano de fundo as turbulências políticas da Macedônia e a cidade de Londres, em Before The Rain três histórias de amor se cruzam e se completam na densidade narrativa, os mesmos personagens se revezando.
Em 'Palavras', Kiril é um jovem monge que vive em um monastério medieval isolado nas montanhas. Sua rotina é quebrada com a chegada de Zanira, uma menina albanesa, que é perseguida por um grupo armado da região que a acusa de ter matado um parente. Kiril a esconde sem o conhecimento dos superiores e é expulso do monastério. Em 'Rostos', Anne é editora de uma agência de fotos, em Londres. Ela se vê dividida entre dois homens: Nick, seu fiel marido e Aleksander, um exótico fotógrafo de guerra. Mas um incidente em um restaurante muda tragicamente sua vida. Em 'Imagens', Aleksander é um premiado fotógrafo que questiona seus relacionamentos e decide partir. Depois de reportar a miséria humana de vários países, volta para a Macedônia, o seu país. Idealista, ele viaja e reencontra seus parentes. Presencia a intolerância, uma guerra fraticida e cruza o caminho de Kiril e Zamira.
Três histórias. Três amores impossíveis. Uma única guerra.
Before The Rain tornou-se um cult por vários motivos. Um filme absolutamente brilhante, precursor do estilo Iñarritu, Guy Ritchie e Tarantino de construir roteiros. Milcho Manchevski guia o seu espectador através desse fascinante filme, tendo como veículo uma bela fotografia que se vale de enquadramentos muito bem feitos. Valendo-se dos recursos da montagem dialética e de um roteiro que caminha pelo tempo sem preocupação alguma de ser linear, Manchevski projeta na tela as atitudes inconsequentes e incoerentes do ser humano, que revela sua selvageria fugindo da ética e correndo para a intolerância cultural.
É historicamente tido como o primeiro filme produzido na Macedônia independente após a dissolução da Iugoslávia. Combina política e poesia, com uma estética MTV. E essa pérola você pode assistir aqui com legendas em português:

torrent

Nenhum comentário: